Liturgia Diária – 19 Janeiro de 2021

JANEIRO

19 – TERÇA-FEIRA
Verde
Hb 6,10-20 / Sl 110(111) / Mc 2,23-28

23E aconteceu que Jesus, num sábado, passava pelas plantações. Seus discípulos começaram a abrir caminho, arrancando as espigas. 24Então os fariseus lhe disseram: “Vê! Por que eles fazem no sábado o que não é permitido?” Jesus lhes respondeu: 25“Vocês nunca leram o que fez Davi, quando estava necessitado e sentiu fome, ele e seus companheiros? 26E como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães oferecidos a Deus, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos companheiros?” 27E lhes dizia: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor até do sábado”.

Apoiando-se na sua interpretação da Lei, os fariseus acusam os discípulos e repreendem Jesus por não observarem o sábado. Com essa atitude, os fariseus revelam mentalidade mesquinha, interpretando como colheita proibida o que era apenas matar a fome com algumas espigas. Jesus responde citando um fato bíblico do rei ilustre, Davi, fato que mostra o seguinte: em caso de necessidade, suspende-se a obrigação da Lei. Deus instituiu o repouso sabático para que a pessoa tivesse um dia de repouso e, portanto, de paz e alegria. Com o episódio aprendemos que não se deve ser mesquinho na interpretação das leis, mas colocá-las a serviço de Deus e do próximo. Ao dizer “o Filho do Homem é senhor também do sábado”, Jesus mostra que tem poder não só para explicar a Lei, mas também para interpretá-la.

Ó Jesus, Filho do Homem, os fariseus acusam teus discípulos de fazerem colheita no dia reservado ao descanso e ao culto divino. A realidade é que teus discípulos não estavam trabalhando, apenas matavam a fome. Então, apoiado na Escritura e Senhor até do sábado, rebates teus malévolos adversários. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós