Liturgia Diária – 23 Janeiro de 2021

JANEIRO

23 – SÁBADO
Verde
Hb 9,2-3.11-14 / Sl 46(47) / Mc 3,20-21

Naquele tempo, 20Jesus foi para casa. E de novo a multidão se aglomerou, de modo que eles não conseguiam nem comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus foram detê-lo, porque diziam: “Ele ficou louco!”

Sombras ameaçadoras tiram a serenidade do missionário. Ao saber que Jesus “foi para casa”, podemos imaginar que pretendia descansar um pouco, antes de retomar a pregação e as obras. Não consegue, pois as multidões se aglomeram ao seu redor, de tal modo que não lhe sobra tempo nem para comer. Entretanto, Jesus não se indispõe contra o povo, mesmo ciente das energias que consome para atender tanta gente. O que realmente perturba o pregador do Reino são os que não compreendem o projeto de Deus que Jesus
veio realizar. Concretamente, aqui são seus parentes, que querem interromper sua missão. E o fazem com argumento impróprio e até ofensivo: considerá-lo louco é negar sua lucidez, anular suas palavras e, pior, exigir que o tirem de circulação.

Ó Jesus, fiel cumpridor da vontade do Pai, grandiosa é a obra que realizas em favor das multidões. São tantos atendimentos, que não te sobra tempo nem para comer. Entretanto, a missão acaba gerando e atraindo adversários, inclusive entre os próprios familiares. Lamentável constatação, mas real. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós