Liturgia Diária – 6 Janeiro de 2021

JANEIRO

6 – QUARTA-FEIRA
Branco
1Jo 4,11-18 / Sl 71(72)  / Mc 6,45-52

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e seguir adiante dele para a outra margem, a Betsaida, até que ele despedisse a multidão. 46Depois de despedi-los, foi à montanha para rezar. 47Estava escurecendo, a barca estava no meio do mar, e Jesus sozinho em terra. 48Os discípulos estavam
cansados de remar, porque o vento era contrário. Vendo isso, Jesus foi de madrugada até eles, caminhando sobre o mar, e queria ultrapassá-los. 49Vendo-o caminhar sobre o mar, imaginaram que fosse um fantasma, e gritaram, 50pois todos o viram e ficaram espantados. Jesus, porém, logo falou com eles, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” 51E subiu para junto deles, na barca, e o vento se acalmou. Mas eles estavam muito assustados. 52É que não tinham entendido nada a respeito dos pães, porque o coração deles estava endurecido.

Após saciar a fome da multidão, Jesus convida os discípulos a entrar na barca, enquanto despede a multidão e se retira para rezar. Durante a noite, o vento põe em perigo a barca, e Jesus se aproxima andando sobre o mar, prerrogativa atribuída só a Deus no Antigo Testamento. Ele é visto como fantasma, mas logo se apresenta e os convida a ter coragem e a afastar o medo. O reconhecimento da presença do Ressuscitado caminhando com a gente é sempre motivo de serenidade na vida e incentivo a afastar os medos que nos impedem de seguir seus passos. Ao nosso lado pode haver obstáculos e provocações; podemos ser sacudidos por ventos contrários, mas, fortalecendo nossa fé pela oração, podemos superar as amarras que nos impedem de seguir em frente. O Mestre está sempre ao lado a nos animar: coragem, sou eu, não temam.

Ó Jesus Cristo, tens o senso da organização: despedes a multidão saciada, ordenas a teus discípulos embarcarem para a outra margem, buscas lugar silencioso para a oração. Andando sobre o mar, apavoras teus discípulos, mas logo os acalmas, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Amém.

 

Portal Kairós