México: bispos discutem emergência migratória

O compromisso da Igreja Católica no México para enfrentar a crise humanitária ligada ao fenômeno da migração. Este é um dos principais temas discutidos na 103ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), em andamento na Cidade do México.

Recentemente, os bispos mexicanos reiteraram, em um comunicado, o compromisso da Igreja de “apoiar os migrantes da América Central e do Sul, que cruzam o país para chegar aos Estados Unidos.” A Igreja no México desempenha um papel constante ajudando os migrantes.

Entre as várias iniciativas desempenhada pela Igreja Mexicana, destaca-se as setenta casas de migrantes espalhadas pelo país. São estruturas que oferecem as “primeiras boas-vindas” aos migrantes em trânsito. Eles querem mostrar que, para a Igreja ninguém é ilegal e também dar “apoio espiritual e moral.”

Os bispos, além de se expressarem contra a construção de um muro na fronteira entre México e os Estados Unidos, lembram a grave situação de muitos migrantes.
Numa recente mensagem por ocasião da reunião bianual chamada “Tex-Mex”, os bispos das dioceses de fronteira do México e do Texas fizeram um pedido, em particular: ouvir “o grito dos irmãos migrantes.” Ao longo dos anos – frisaram – tem havido “um sistema de imigração falho, devido às condições estruturais e econômicas que geram ameaças, deportações, extrema violência e impunidade.” “Uma situação – sublinharam os prelados – que refere-se tanto à fronteira entre o México e América Central quanto à fronteira entre Estados Unidos e México.”

A 103ª assembleia em Cidade do México conta com a participação de 134 bispos das 95 dioceses do México, agrupados em 18 províncias. Um dos objetivos do encontro é também discutir e aprovar a segunda fase do “Projeto Global de Pastoral 2013-2033”.

Alimentam esse projeto – informa a agência Sir – o recente Magistério da Igreja e os discursos pronunciados pelo Papa Francisco na viagem ao México, no ano passado. “O Plano” – disse o secretário-geral do episcopado mexicano, Dom Alfonso Gerardo Miranda Guardiola – “terá como pontos centrais o mistério da Virgem de Guadalupe e o mistério da Redenção de 2.000 anos após a sua realização”.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo