Novena da Padroeira começa hoje no Santuário Nacional

Novena da Padroeira começa hoje no Santuário Nacional

Tem início hoje, dia (03/10), no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019. A programação conta com celebrações e atendimentos em horários diferenciados até o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

De 03 a 11, as orações da Novena acontecem em dois horários: às 15h e às 19h. Neste ano, as cerimônias vão refletir o tema “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”. A temática está em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, realizado em toda a Igreja até o dia 31, e o Sínodo Pan Amazônico, que terá início no próximo domingo (06), no Vaticano.

O assunto também estará presente na decoração do altar e dos andores utilizados durante o período festivo. Cerca de 50 pessoas estão envolvidas no trabalho de ornamentação. Neste ano, os enfeites trarão um apelo de reaproveitamento. Para isso, serão utilizados materiais recicláveis como garrafas pet, cds, tampas, pneus, paletes, troncos, tocos de madeira, entre outros.

Também durante a Novena, os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto, doando alimentos não perecíveis. Os donativos serão destinados às instituições beneficentes de Aparecida (SP) e região. No último ano foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos, mais de 3200 unidades de material de higiene e material de limpeza. Em 2018, o item mais doado foi o feijão, chegando a duas toneladas.

No Dia da Padroeira (12), a programação se intensifica ainda mais. Seis missas serão celebradas ao longo do dia. A principal delas acontece às 09h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ao longo de todo o dia também acontecem vigílias, oração do terço, consagração e procissão.

Imprensa

Os profissionais de comunicação que desejam realizar a cobertura da Novena e Festa da Padroeira devem solicitar credenciamento junto à Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional. O cadastro, obrigatório para jornalistas, repórteres, fotógrafos, radialistas e cinegrafistas ligados a veículos de comunicação que desejam cobrir as festividades da Padroeira, deve ser realizado por meio de formulário em www.a12.com/imprensa.

As solicitações devem ser enviadas até às 16h do dia 11 de outubro. No dia 12 de outubro não será realizado nenhum credenciamento, sendo analisadas apenas as enviadas até o prazo estipulado. Também para o dia 12, não é possível solicitar o cadastro in loco, sendo válidos apenas os pedidos direcionados por meio de formulário online (www.a12.com/imprensa) até o dia anterior.

Acompanhe as reflexões da Novena de Aparecida 2019

 

Santuário Nacional / Portal Kairós