O Advento do Senhor, tempo de alegria e graça!

advento_celebracao

Estamos iniciando o novo ano litúrgico. O Advento é preparação para o nascimento de Cristo Jesus no seu santo Natal. Tempo de alegria e graça!
Fomos fortalecidos na fé pelo Ano da Misericórdia encerrado em 20 de novembro passado, solenidade de Cristo Rei.

Tivemos um ano rico pelas provas de amor que Deus nos deu, seu amor é incondicional e infinito. Mas tudo isso é uma interrogação. Pede uma resposta, atos, atitudes, generosidade da nossa parte. Deus dá tudo de si a nós. E nós, o que damos?

Deixemos as ambições, as vaidades, o orgulho, a prepotência e acolhamos o Filho de Deus que vem na mais extrema pobreza para nos ensinar o que significa humildade. Ele, que é o criador, o todo-poderoso, não encontra um espaço, por mais simples que seja, para nascer! Quem o acolhe são os animais e os pastores.

Viver o tempo do Advento não é apenas atravessar um tempo. E vivenciá-lo juntamente com a mãe de Deus. E deixar-se mover pela expectativa do nascimento do Filho amado do Pai que vem para nos ensinar a viver como filhos e filhas de Deus.

E hoje, se Cristo viesse de novo, encontraria lugar para nascer, para se hospedar? Alguma porta se abriria para acolhê-lo? Os tempos passaram, e o ser humano muitas vezes continua cego, egoísta, desconfiado, sem tempo e apressado. O santo Natal é tempo favorável para meditarmos diante do presépio: onde estou, o que estou construindo, em quem deposito minha confiança, minha fé: no dinheiro, nas armas, no poder, no possuir?

Jesus vai nascer, vem ao nosso encontro. Ele não nasce historicamente, mas no coração de cada um, em cada momento. Cabe-nos acolhê-lo e praticar o bem, a justiça, a verdade. Nossa fé é o termómetro do que somos e em quem cremos.

Que este Natal seja novo, para o ser humano novo!

E para celebrar esse Advento listamos as músicas tradicionais mais usadas:

Abertura
Alegrai-vos, ele está bem perto
Das alturas orvalhem os céus
Eis que de longe
O Senhor virá libertar
Ó vem, ó vem, Emanuel
Oh, vinde, enfim
Quando virá, Senhor
Senhor, vem salvar

Acendimento da Vela da Coroa do Advento
A luz virá
Acendamos a lamparina
Uma vela se acende

Aclamação ao Evangelho
Aleluia! Eis a serva
Aleluia! Ó Senhor, abre os ouvidos
Aleluia! Vem mostrar-nos

Apresentação das Oferendas
A nossa oferta apresentamos
Muito suspira por ti

Comunhão
Convertei-nos, Senhor Deus
Ouço uma voz lá no deserto
Vigiai, eu vos digo

Louvor final
Como o sol nasce

 

D. Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Seleção de músicas – portalkairos.org