O Hino da Campanha da Fraternidade 2024

O hino da CF 2024

O hino da Campanha da Fraternidade 2024

De autoria do José David Melo, da arquidiocese de Aracaju (SE), a música seguiu todos os critérios estipulados no edital divulgado em julho no site da CNBB, dentre eles o de melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. A melodia também obedeceu o critério de realçar o sentido da letra.

“É muito importante poder contribuir com a Campanha da Fraternidade que, sobretudo no tempo quaresmal, nos ajuda a viver essa dimensão social da fé, mas sem deixar de lado a dimensão da oração, a dimensão das práticas penitenciais”, disse o autor.

A inspiração para a música, segundo o autor, surgiu a partir de melodias anteriores, sobretudo das suas preferidas que são as de 2017 e a de 2020. Ele deixou claro também que os hinos da CF não são um canto litúrgico, mas que são específicos para serem utilizados nos encontros da Campanha da Fraternidade, início ou final das vias-sacras ou das missas. “É muito gratificante contribuir com essa campanha que é muito importante para a Igreja no Brasil”, disse.

  1. Hino da CF 2024 Hino da CF 2024 07:00

Letra do Hino da Campanha da Fraternidade 2024 em Word (doc):

Áudio do Hino da Campanha da Fraternidade 2024:

Na Área Especial

Áudio do Hino da Campanha da Fraternidade 2024 (Alta Qualidade):

A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da arquidiocese de Campinas (SP).

A inspiração para a letra, segundo Douglas, foi fruto da oração feita com os textos bíblicos que são próprios para o tempo quaresmal, mas também de todas as contribuições e iluminações do Papa Francisco para a Igreja através de sua Encíclica Fratelli Tutti.

Ele comenta que a Campanha da Fraternidade abre a oportunidade de refletir sobre a comunhão, o diálogo, a amizade social. “Me apoiando em todo o magistério da Igreja tive a graça de compor esse texto”, disse.

O hino da Campanha da Fraternidade 2024

CNBB / Portal Kairós