Óbolo de São Pedro se abrirá ao Facebook

Cidade do Vaticnao (RV) – A Secretaria de Estado comunicou, nesta sexta-feira (19/05), que o Óbolo de São Pedro se abrirá ao Facebook, a partir de setembro próximo.

Depois da abertura dos perfis Twitter e Instagram, o Óbolo de São Pedro entrará no Facebook, primeiramente com uma página em língua italiana e depois em espanhol e inglês. O objetivo é criar um espaço virtual aberto a todos a fim de partilhar e divulgar as obras de caridade mantidas por esta iniciativa secular.

A escolha de usar a rede social mais difundida no mundo tem dois objetivos: criar uma comunidade aberta a todos onde o uso do Facebook é muito difundido, começando pela Itália, e partilhar e contar as atividades desse organismo de solidariedade.

Diálogo

O Óbolo de São Pedro no Facebook pretende favorecer o diálogo com todas as pessoas que têm a intenção de ajudar os necessitados e apoiar concretamente as obras caritativas. Há séculos, o Óbolo de São Pedro está comprometido em ajudar os pequenos e grandes projetos em todo o mundo, como a ampliação do Instituto “Filippo Smaldone” para crianças pobres e com problemas de audição de Kigali, em Ruanda, a atribuição de dez bolsas de estudo para ajudar os jovens deslocados universitários do Curdistão iraquiano e a abertura de uma nova escola de ensino fundamental para as crianças dálits na Índia.

Sobre essas e outras iniciativas se falará no Facebook Óbolo de São Pedro, com aprofundamentos e notícias atualizadas, recordando a coleta tradicional que se realiza em todo o mundo católico, segundo cada diocese, ou em 29 de junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, ou no domingo mais próximo a essa solenidade.

Como no caso do novo site e dos perfis Twitter e Instagram, o Facebook Óbolo de São Pedro também nasceu por vontade da Santa Sé e como fruto da colaboração estreita entre Secretaria de Estado, Secretaria para a Comunicação e Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

História

O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre para as várias necessidades da Igreja universal e para as obras caritativas em favor dos necessitados.

Nasce com o próprio cristianismo, a prática de ajudar materialmente aqueles que têm a missão de anunciar o Evangelho e cuidar das pessoas carentes (Livro dos Atos dos Apóstolos 4, 34; 11, 29).

No fina do século 8º, os anglo-saxões decidiram enviar de maneira estável uma contribuição anual ao Santo Padre, o “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro). O Papa Pio IX reconhece oficialmente o Óbolo de São Pedro com a Encíclica Saepe venerabilis de 5 de agosto de 1871.

A partir de 2016, a Santa Sé decidiu tornar o Óbolo de São Pedro mais acessível e instaurar um diálogo com os fiéis do mundo inteiro sobre as necessidades e os efeitos da caridade para com os necessitados. Para fazer isso, foram criados o site e os canais sociais dedicados à tradição milenar.

Para mais informações sobre as atividades do Óbolo de São Pedro consulte o site do organismo.

(MJ)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo