Os melhores materiais para trabalhar na Campanha

Sabendo da importância da Campanha da Fraternidade, o Portal Kairós gostaria de trazer para você “os melhores subsídios” que podem ajudar sua comunidade, paróquia e pastoral a compreenderem melhor a importância deste momento da Igreja no Brasil.

Os materiais são práticos e permitem a você e aos membros de sua comunidade se aprofundarem na dinâmica pastoral deste tempo.

 

Os melhores materiais 5:

 

Imagens para a Catequese 2018:

Mais materiais para a Catequese

 

Ensino Religioso – Subsídio completo do professor:

 

Slides para telão com todas as músicas da CF 2018:

 

Questões para reflexão – CF 2018:

 

Atividades para Crianças – Catequese CF 2018

Cartaz para crianças
Cartaz para crianças pra colorir
2 atividades e outros

Atividades para Crianças:

Atividades para Crianças 2:

 

CF em família – Subsídio completo:

 

Crianças e adolescente vítimas de violência (livro):

 

Setor universidades da CNBB – Trilhas de Fraternidade – Por Passos de Paz:

 

Resumo do texto-base (Julgar) em powerpoint de 77 páginas:

 

Vigília de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas

Com o Papa Francisco, a Igreja Católica no mundo levanta a voz no combate à chaga social do tráfico de pessoas e promovendo um trabalho de base.

A Rede um Grito pela Vida está realizando uma série de eventos em todo o Brasil para ajudar as pessoas a tomarem consciência das consequências do tráfico e como mudar esta realidade.

O Núcleo da Rede produziu programas de rádio e está divulgando informações em estandes em pontos estratégicos de algumas cidades para dar dicas de como ajudar a combater o fenômeno, sempre mais presente na Amazônia brasileira. O número de vítimas tem aumentado constantemente.

Conscientes desta problemática, os bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil, CNBB, formado pelas dioceses e prelazias dos estados de Amazonas e Roraima, se reuniram em Tabatinga em oração e compromisso, e o mesmo aconteceu em diversas comunidades da região onde se realizaram vigílias de oração durante a semana.

Para denunciar, em todo Brasil, disque 100 ou 180

“Acendamos, nos nossos corações e com as nossas vidas, uma luz de acolhimento, de esperança e de encontro. Juntos, acendamos uma luz para a liberdade, contra toda forma de escravidão”

Vigília de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas:

 

Pastoral da Educação

A Comissão Diocesana da Pastoral da Educação disponibiliza material de apoio para estudo no Ensino Fundamental e Médio para os meses de fevereiro e março de 2018.

“Amados Educadores
A nossa missão de educadores cristãos é tornar o mundo mais fraterno, afinal, somos todos filhos de Deus e, portanto, somos todos irmãos. Não podemos permitir que, em um mundo de irmãos, haja violência. A paz começa com a atitude pacífica de cada um.”

Comissão Diocesana da Pastoral da Educação

Material da Pastoral da Educação:

 

Jornada Mundial de oração e jejum pela paz

“As vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias”. Diante da persistência de conflitos em diversas partes do mundo, o Papa Francisco convocou para 23 de fevereiro um Dia de Jejum e Oração pela Paz.

“E agora um anúncio: diante da trágica continuação de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis a um Dia Especial de Oração e Jejum pela Paz em 23 de fevereiro, sexta-feira da Primeira Semana da Quaresma”.

“O ofereceremos, em particular, pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul. Como em outras ocasiões similares, convido também os irmãos e irmãs não católicos e não cristãos para se associarem a esta iniciativa nas modalidades que considerarem mais oportunas, mas todos juntos”.

O Santo Padre recordou que “o nosso Pai Celeste escuta sempre os seus filhos que gritam a Ele na dor e na angústia, “cura os corações feridos e enfaixa suas feridas””.

O pontífice dirigiu um apelo para que também cada um de nós ouça este grito e que cada um, diante de Deus, pergunte na própria consciência: “O que eu posso fazer pela paz?”:

“Certamente podemos rezar, mas não só. Cada um pode dizer concretamente ‘não’ à violência naquilo que depender dele ou dela. Porque as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias; enquanto trabalhar pela paz faz bem a todos!”

Jornada Mundial de oração e jejum pela paz:

 

Violência no Brasil, segurança pública e ampliação dos direitos democráticos

A mais nova edição de Contextus se constitui de um estudo feito pelo Nesp sobre o tema da violência no Brasil. Originalmente, esse material se destinou a servir de subsídio para a elaboração do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2018, cujo tema é “fraternidade e superação da violência”.

A Campanha, agora em andamento, é uma oportunidade para aprofundar o tema e, nos últimos meses, o Nesp tem acolhido insistentes pedidos para que o conteúdo do documento seja integralmente disponibilizado. Ao trazer a público essa versão revista do estudo feito em meados do ano passado, espera-se contribuir para apontar algumas das questões a serem enfrentadas no debate sobre a superação da violência.

Foi intencionalmente omitido o conteúdo já aproveitado pela CNBB, que pode ser consultado na seção “ver” do texto-base da Campanha da Fraternidade.

Subsídio – Violência no Brasil, segurança pública e ampliação dos direitos democráticos:

 

A comunicação do sagrado na liturgia

Artigo: A comunicação do sagrado na liturgia – Por Pe. Tiago de Fraga Gomes e Dom Leomar Antônio Brustolin

A comunicação do sagrado na liturgia:

 

Eu sou o Brasil Ético

Na segunda-feira, 12 de fevereiro, Dia Nacional Mariano, o Santuário Nacional de Aparecida lançou uma cartilha para incentivar os fieis a refletir seus valores cristãos e cidadãos. No material, o Santuário Nacional incentiva os cristãos a quebrarem estereótipos que, ao longo do tempo, foram assumidos pelos brasileiros e que comprometem sensivelmente a sua decisão final do voto.

“Infelizmente há um incentivo à criação do discurso que desmerece o que temos de melhor: nossa gente, nossa cultura e nossas riquezas. O Santuário acredita que o Brasil é bem diferente daquele país cheio de estereótipos que diminuem as suas qualidades. Por isso nos recusamos a aceitar que somos do país do ‘jeitinho’, do ‘rouba mas faz’, ‘da política corrupta’, ‘da desonestidade’, ‘do desrespeito ao próximo’, ‘do egoísmo’, ‘da malandragem’, ‘da insegurança’. A convocação é para todos: Queremos e podemos fazer um Brasil diferente, ressaltando as suas qualidades”, ressalta o texto.

Neste mês de fevereiro, o tema que a campanha pró cidadania “Eu Sou O Brasil Ético” traz para reflexão é “Eu quero segurança”. Segundo o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a segurança permeia outras grandes necessidades da pessoa, já que sem segurança não há educação, amor fraterno e respeito pela dignidade humana. “Vamos protestar quando percebermos que o Estado não está cumprindo com seus deveres em relação às nossas vidas”.

Sobre o projeto

O projeto “Eu sou o Brasil ético”, do Santuário Nacional de Aparecida, foi lançado no último dia 2 de janeiro. A proposta surgiu após a comemoração do Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e busca convocar os cristãos a refletir sobre os valores que pautam suas ações e, assim, tomar atitudes concretas para construir um país diferente.

Cartilha – Eu sou o Brasil Ético:

 

Via Crucis

“Via Crucis” – Subsídio Caminhando 31 – Quaresma e Tempo Comum II

Subsídio – Via Crucis:

 

Calendário Quaresmal para o Ano do Laicato

“Caríssimos, com muita alegria disponibilizamos o nosso Calendário Quaresmal para o Ano do Laicato como uma resposta ao apelo de Cristo para que sejamos “Sal da terra e Luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Ele contém sugestões diárias de pequenos propósitos que possam nos ajudar a viver uma Quaresma mais comprometida e agradável a Deus.

Rogamos a Ele que nos ajude a prepararmo-nos da melhor forma para a Páscoa e que, ao fim destes 40 dias, estas resoluções deixem marcas em nossas vidas e que possamos colher frutos de santidade.”

Regnum Christi – Recife

Calendário Quaresmal para o Ano do Laicato:

 

Pastoral da Criança com Dom Anuar Battisti:

Já começamos a preparar os materiais da Campanha da Fraternidade 2019 (CF 2019)

Novos vídeos:

Veja mais em nosso canal: Acesse