Papa visita paróquia romana de São Pedro Damião

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco visitará, no próximo domingo (21/05), a Paróquia romana de São Pedro Damião, situada no bairro Casal Bernocchi.

O Santo Padre será acolhido pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, titular da paróquia, pelo Bispo auxiliar do setor sul da cidade, Dom Paolo Lojudice, pelo pároco Pe. Lucio Coppa, e demais sacerdotes daquela área.

Francisco será o terceiro pontífice a visitar esta comunidade. O primeiro foi Paulo VI, em 27 de fevereiro de 1972, por ocasião do 9º centenário da morte de São Pedro Damião. São João Paulo II visitou essa paróquia em 13 de março de 1988.

Durante a visita, o Papa Francisco encontrará oitenta crianças que estão se preparando para a primeira comunhão e cerca de cem adolescentes que frequentam o curso pós-crisma.

O Santo Padre encontrará também os jovens, os doentes, os idosos, as famílias cujos filhos foram batizados este ano, os membros do Caminho neocatecumenal, os agentes pastorais da paróquia e os voluntários da Caritas. A seguir, o Papa confessará quatro paroquianos e às 18h locais presidirá a celebração eucarística.

“A comunidade acolheu a notícia com grande alegria”, disse o pároco Pe. Lucio, responsável pela Paróquia de São Pedro Damião desde 2005, que falou também dos problemas vividos nessa área da Cidade Eterna, como a “falta de serviços essenciais, pouco comércio e lugares de agregação”. “É um bairro dormitório. As pessoas saem de casa de manhã cedo para trabalhar e voltam à noite. Nem todos participam das celebrações, mas estão sempre disponíveis a contribuir, em caso de necessidade”, disse ele.

A Paróquia de São Pedro Damião oferece um serviço Caritas desempenhado por quinze voluntários: cinquenta famílias pertencentes à comunidade paroquial recebem, duas vezes por mês, uma contribuição em alimento. “Trata-se de famílias jovens, quase todas italianas, cujo chefe de família perdeu improvisamente o trabalho ou tem um emprego precário”, explicou Pe. Lucio.

Há um ano, está funcionando o refeitório que, por dois sábados no mês, oferece uma refeição a cerca de cinquenta pessoas provenientes dos bairros vizinhos. “Muitas vezes, dentre os nossos hóspedes encontramos pais divorciados que não conseguem arcar com todas as despesas”, disse o pároco.

O oratório da paróquia é frequentado por cerca de cinquenta crianças todos os domingos de manhã, após a missa das crianças. No período de verão fica aberto todos os dias durante um mês, graças à disponibilidade dos jovens animadores.

A Paróquia de São Pedro Damião organiza quatro dias de festa por ocasião do aniversário de dedicação da igreja, 8 de junho de 2002, e a feira de Natal promovida nos quatro domingos de Advento, cuja renda é utilizada a cada ano em obras beneficentes.

(MJ)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo