Participe da Hora da Vida 2017

Já está disponível o subsídio Hora da Vida, preparado para a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e o Dia do Nascituro, 8 de outubro. Esta edição, com o tema “Bendito o fruto do teu ventre” traz relação com o Ano Nacional Mariano, instituído no contexto dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O Hora da Vida tem como objetivo ajudar comunidades e famílias a se organizarem e viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. É para toda a Igreja no Brasil um momento de evangelização e de compreensão da dignidade da vida.

“Celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro é a grande oportunidade de mostrar que, para nós cristãos, a vida realmente é o dom mais precioso que recebemos de Deus e, por isso mesmo, deve ser defendido, respeitado e amado. Uma importante missão surge para todos nós: a de nos tornarmos promotores da vida desde o início da gestação. Isso deve ser uma tarefa de todos nós que reconhecemos que fomos criados pelo amor incomensurável de nosso Deus”, afirma o assessor nacional da Pastoral Familiar, padre Jorge Alves Filho.

Inspiração Mariana

Maria tem lugar especial nas reflexões propostas no subsídio da Semana Nacional da Vida. Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da CNPF, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o “sim” corajoso e definitivo de Nossa Senhora ao Pai “trouxe ao mundo o Deus encarnado. Deus, tomando a vida humana como sua, tornou-a digna e sagrada”.

A Semana Nacional da Vida – continua o bispo – à luz do mistério de Maria faz perceber a relação amorosa que teve o Pai Criador com a sua criatura, “e essa revelação inaudita sustenta a atitude de responsabilidade e respeito que devemos ter e promover, para que a vida seja plena”.

O subsídio

O material – preparado pela CNPF em parceria com o Movimento Brasil Sem Aborto e o grupo Promotores da Vida – tem sete encontros e propostas de Celebração da Vida para o Dia do Nascituro e de bênção para o momento do parto. “Em cada encontro temos a oportunidade de recordar a história de Jesus e também de sua mãe, que protagonizou a bela atitude de acolher uma vida que teria a missão de salvar as vidas”, explica padre Jorge Filho.

A Semana Nacional da Vida parte da dinâmica de defesa da vida e é celebrada oficialmente desde 2005 quando foi oficializada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Antes disso, porém, desde a década de 1980 aconteciam iniciativas, como campanhas, aprofundamentos, encontros e cursos relacionados à temática.

Encontros

O Hora da Vida chega lembrando Maria Santíssima, neste Ano Nacional Mariano. Seu “sim” corajoso e definitivo ao Pai trouxe ao mundo o Deus encarnado. Deus, tomando a vida humana como sua, tornou-a digna e sagrada. Bendito o fruto deste ventre, do ventre de todas as mães, do ventre da mãe-Terra. O Pai Criador quer ser respeitado e amado em cada ser vivo criado, pois a Vida lhe pertence, e é o seu melhor dom, oferecido ao mundo de maneira sublime e singular na pessoa de seu Filho divino. Nele, toda a vida merece respeito.” Dom João Bosco (Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB)

“Celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro é a grande oportunidade de mostrar que, para nós cristãos, a vida realmente é o dom mais precioso que recebemos de Deus e, por isso mesmo, deve ser defendido, respeitado e amado. Uma importante missão surge para todos nós: a de nos tornarmos promotores da vida desde o início da gestação. Isso deve ser uma tarefa de todos nós que reconhecemos que fomos criados pelo amor incomensurável de nosso Deus.” Pe. Jorge A. Filho (Assessor Nacional da Pastoral Familiar)

O Hora da Vida tem como objetivo ajudar nossas comunidades e nossas famílias a se organizarem e a viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. Este ano traz como tema de reflexão “Bendito é o fruto de teu ventre(Lc 1:42)”.

1º Encontro – Eis aqui a serva do Senhor;
2º Encontro – Feliz aquela que acreditou;
3º Encontro – Não havia lugar para eles na hospedaria;
4º Encontro – Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge;
5º Encontro – Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz;
6º Encontro – Olha, teu pai e eu estávamos angustiados à tua procura!;
7º Encontro – A família promotora da misericórdia na sociedade;
Celebração da Vida (8 de outubro, Dia do Nascituro);
Bênção para o momento do parto.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio.

Encomendas podem ser feitas pela Loja virtual, em www.cnpf.org.br pelo telefone (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail vendas@cnpf.org.br O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.