Pe. Afonso da Costa: descobrir na mensagem de Fátima convite à paz e oração
Cidade do Vaticano (RV) – Na sexta-feira passada, 12 de maio, o Papa Francisco deixou o Vaticano rumo ao Santuário de Fátima, como peregrino na esperança e na paz, por ocasião do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.
“Uma viagem de oração, um encontro com o Senhor e com a Santa Mãe de Deus”, disse Francisco aos jornalistas durante o voo que o levou a Portugal.
O Papa se deteve em oração silenciosa diante da imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições e entregou a Maria “os irmãos e irmãs do mundo inteiro resgatados pelo” sangue de seu Filho.
Francisco deixou aos pés de Nossa Senhora de Fátima a Rosa de Ouro, um dom exclusivo oferecido pelos Sumos Pontífices nas visitas marianas.
No sábado, 13 de maio, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, o Papa canonizou os pequenos pastorzinhos Francisco e Jacinta Marto, que cem anos atrás, tiveram visões e receberam a mensagem de Nossa Senhora.
“Reunimo-nos aqui para agradecer as bênçãos que o Céu concedeu nestes cem anos, passados sob o manto de Luz que Nossa Senhora, a partir deste esperançoso Portugal, estendeu sobre os quatro cantos da Terra.”
“Dos braços da Virgem virá a esperança e a paz que necessitam e que suplico para todos os meus irmãos no Batismo e em humanidade, de modo especial para os doentes e pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados”, disse o Papa Francisco em sua homilia.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima Rainha de Todos os Santos, no Rio de Janeiro, promove algumas iniciativas para recordar o Centenário das Aparições na Cova da Iria.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima é uma das nove paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima na Arquidiocese do Rio, devido à grande influência que a colônia portuguesa de migrantes tem na cidade.
Sobre as iniciativas da paróquia para recordar o Centenário das Aparições Maria de Lourdes Belarmino conversou com o pároco Pe. Antônio José Afonso da Costa.
(MJ/MD)