Primeiro dia do Seminário Nacional da CF 2023 traz aspectos da realidade da fome no Brasil

Começou na terça-feira, 27 de setembro, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A formação tem continuidade nos dias 28 e 29 de setembro, de forma on-line, e pode ser acompanhada, às 20h, no YouTube da CNBB e da Edições CNBB.

Na primeira noite do seminário o padre Jean Poul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, acolheu os participantes e explicou que a iniciativa tem por objetivo compartilhar todo o processo de preparação que o Departamento de Campanhas vem fazendo desde 2021, quando os bispos escolherem o tema da fome para a CF 2023.

“É uma alegria recebê-los nesta noite não obstante o tema da fome seja tão doloroso. É muito bom estarmos juntos expressando a nossa comum preocupação por essa realidade que atinge tantos irmãos nossos”, disse o padre Jean.

Padre Jean recordou que a iniciativa do seminário é para preparar lideranças regionais, diocesanas, paroquiais, comunitárias para desenvolver a Campanha da Fraternidade 2023 em suas realidades concretas.

“Faremos isso através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista de uma ação eclesial sociotransformada”, explicou o padre Jean.

Na sequência, um vídeo de acolhimento do presidente da Conferência, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi apresentado. Nele, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) salientou que mais de 30 milhões de brasileiros convivem com a realidade da fome. “Essa realidade brasileira não deve provocar dor somente na vida daqueles que estão mergulhados na miséria, eles são nossos irmãos e irmãs. A dor dos mais pobres deve ser também a nossa dor”.

Neste sentido, dom Walmor convidou a todos a viver a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema Fraternidade e Fome.
“Que nessa vivência todos escutem e traduzam em gestos – Dai-lhe vos vós mesmos de comer, lema da CF 2023. Escutar a indicação de Jesus é a urgência maior nesse contexto marcado pela fome”, disse.
O seminário contou, ainda, com a assessoria do Dr. Melillo Dinis do Nascimento, que ajudou a realizar uma reflexão sobre as causas da fome no Brasil.

“A fome é uma tragédia no Brasil. Ela faz parte de uma realidade terrível e esse flagelo nos acompanha há muitos anos. Por isso que já é a terceira vez que a CNBB promove o tema da fome, como tema de diálogo, de discussão, de aprendizado e de enfretamento pela sociedade brasileira e pela Igreja Católica”.

Dr. Melillo considerou que o que chama atenção é que um país tão rico como o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos, tenha tanta fome. “Isso exige um desafio ético, político e individual de todos nós”, disse.

Outros convidados também contribuíram para o processo de esclarecimento sobre a fome trazendo, inclusive, iniciativas para a superação da mesma.

Acompanhe o seminário na íntegra:

 

CNBB / Portal Kairós