Qual o lema da Campanha da Fraternidade 2023?

Lema da Campanha da Fraternidade 2023

O lema da Campanha da Fraternidade 2023

Lema da CF 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Esta realidade jamais passaria despercebida para Jesus e jamais deveria passar despercebida aos seus discípulos. O coração do pastor não pode ser indiferente à fome da multidão que o acompanha. Ele – compassivo – sofre com ela, mas não passivamente. Jesus mobiliza seus discípulos e, pedagogicamente, os desafia a encontrar uma solução, que não passa prioritariamente pela lógica do dinheiro, mas pela lógica da partilha. A sensibilidade profética que age para suprir as necessidades do outro é o fundamento da ação ensinada por Jesus. Mas quem age com passividade diante da fome constatada une sua voz à de Caim: “Acaso sou o guarda do meu irmão?” (Gn 4,9).

O texto que ilumina a CF-2023 é Mt 14,13-21. E mais especificamente a ordem de Jesus aos seus discípulos, portanto a nós: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Esta narrativa, como outras em Mateus, apresenta uma clara referência a textos do Antigo Testamento, sem deixar de lhes impor um novo significado a partir de Jesus. Ela faz uma sutil referência à conhecida narrativa do deserto, em que o povo é alimentado pelo próprio Deus com o Maná (Ex 16). Como novo Moisés, Jesus se mostra à multidão como aquele que, nos desertos mais terríveis, pode prover o sustento mesmo diante da aparente impossibilidade. Deus continua a alimentar seus filhos e o faz não mais com o Maná que cai dos céus, mas por intermédio da responsabilidade fraterna daqueles que se fazem discípulos. Assim como João, que associa à Eucaristia o serviço aos irmãos – o que ele representa no gesto do lava-pés e no mandamento do amor – Mateus associa à Eucaristia a responsabilidade pela necessidade do outro. De fato, a fraternidade cristã se alcança com profecia e compaixão. A comunhão no Corpo e no Sangue do Senhor nos faz viver de acordo com seus paradigmas, faz nossas as suas prioridades. Não participa efetivamente da comunhão que a Eucaristia constrói aquele que não está disposto a assumir para si a compaixão com a qual Jesus se comprometeu ou a entrega de si que Ele realizou, ou mesmo a profecia que Ele assumiu, na radicalidade de suas palavras e de sua indignação diante da injustiça.

Lema da Campanha da Fraternidade 2023

Jesus é também o Profeta por excelência, aquele que alimenta com a Palavra, que sustenta o ser humano com uma confiança inabalável em Deus, que anuncia a salvação para aquele que permanece fiel ao Senhor, mas que também se indigna diante da injustiça e trabalha em favor da dignidade humana. Animados biblicamente, é imperativo que tenhamos a coragem de assumir uma postura profética diante do cenário atual.

É fruto do comprometimento com a Eucaristia assumir a responsabilidade diante da fome que constatamos e, com coragem profética, buscar saídas à luz do Espírito e da Palavra para que a fome do povo seja saciada – e não só a fome espiritual, mas a fome de justiça e vida digna, de alimento, de pão.

Publicaremos diversos artigos sobre o lema da Campanha da Fraternidade 2023, confira em breve no Portal Kairós.

Tema da CF 2023: “Fraternidade e Fome”
Lema da CF 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)

 

CNBB/ Portal Kairós