Reflexão e sugestão para o 6º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Para o dia: 22/05/2022

6º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

At 15,1-2.22-29; Sl 66; Ap 21,10-14.22-23; Jo 14,23-29

6º Domingo da Páscoa 2022 - Ano C

Faliraki, Rodes, Grécia – 23 de setembro de 2021, pequena capela cristã de St Apostolos no porto de Faliraki.

Caminhando para o final do Tempo da Páscoa, acompanhamos Jesus em seus discursos de despedida, carregados de amor e de misericórdia. Neles, Ele “conversa” com o Pai sobre os continuadores de sua missão, os Apóstolos.

Neste domingo, sobressai a promessa de Jesus de estar junto na caminhada dos Apóstolos, no itinerário da História da Salvação. É formidável saber que o Senhor não nos abandona e que caminha conosco. Ele é amigo verdadeiro, pois não nos desampara em nenhum momento. O Ressuscitado está sempre a nosso lado.

O Evangelho nos deixa claro o desejo de Jesus: estar em comunhão com os Apóstolos, que também deverão estar em comunhão com Jesus. Ele dará a assistência do Paráclito, o Advogado de junto do Pai: o Espírito Santo, que é vida sempre e em abundância.

Novena de Pentecostes 2022

Também as Leituras deste domingo nos apontam o novo tempo e seus desafios. Porém nada poderá nos amedrontar, pois o Espírito do Ressuscitado nos anima e nos ensina a distinguir o que é transitório e passageiro e o que é essencial e duradouro. Assim a mensagem libertadora e salvadora de Cristo pode chegar a todas as gentes. Somos uma Igreja peregrina e caminhamos em comunhão com Deus, ao encontro da vida, da felicidade plena e completa.

O caminho de Cristo é exigente, e o será sempre, pois temos de sair de nós mesmos, o que nem sempre estamos dispostos a fazer. Porém a experiência de amar a Jesus e guardar sua Palavra – Jo 14,23- nos deixará sempre aptos para o seguimento. Aprendemos a relativizar o que é relativo, e absolutizar o Absoluto. Se o Pai e Jesus são um e vem fazer sua morada em nós, então só é possível absolutizar o Absoluto e nos convencermos de que vale a pena essa entrega pela causa divina.

Quem sustentará os Apóstolos e quem sustenta a Comunidade e os cristãos nessa caminhada do Reino? Jesus nos deixa claro: Espírito Santo, o Advogado, o Auxiliador, o Consolador. Ele vai nos recordar e nos fazer compreender agora, em nosso tempo, a verdade de Cristo. Por isso que, antes, Jesus vai dizer aos Apóstolos que eles não compreendem agora, mas compreenderão mais tarde. Sua Palavra alcança a nós, no tempo de agora. Os Apóstolos não esquecerão o ensinamento de Cristo, pois o Espírito os recordará sem cessar, e eles saberão ler os sinais dos tempos e serão a resposta fiel de Cristo no aqui e agora. Essa verdade é também para nós hoje, Comunidade-Igreja, povo fiel e peregrino.

O Espírito Santo garante o dinamismo de uma Igreja apostólica, comprometida com a verdade do Reino. Nele percorremos o mesmo caminho de Cristo, fiéis a sua proposta. Nós, cristãos, tornamo-nos, pois, morada de Deus. Somos projetos do Reino, projeto da salvação divina.

Sugestões litúrgicas para  o 6º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Consoladoras as palavras de Jesus para nossa Comunidade: “Deixo-vos a paz, minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”. Nossos olhos se extasiam diante dessa verdade. Ele está conosco, é nossa paz, e ainda nos promete o Espírito Santo. A fé no Cristo ressuscitado, que agora celebramos, é o grande momento de nossa Comunidade.

— Momentos antes do início da missa, fazer um grande silêncio na assembleia para que todos possam se compenetrar em Deus para a celebração.

— No cântico do Glória, pode entrar um jovem com uma bandeira branca e atrás dele algumas crianças ou alguns adolescentes, jogando pétalas de rosas no povo (organizar também para que no final da missa a igreja seja limpa).

— Para ressaltar o momento da Paz, depois da Oração da Paz, cantar o cântico Oração de São Francisco, e convidar todos a darem as mãos (não obrigar, apenas convidar, pois quem não quiser dar as mãos deve sentir-se participante também).

 

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 6º Domingo da Páscoa 2022 – 22/05/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós