Reflexão e sugestão para a Festa do Batismo do Senhor 2021 – Ano B
Para: 10/01/2021
Batismo do Senhor 2021 – Ano B
Is 42,1-4.6-7; SI 28; At 10, 34-38; Mc 1,7-11
Cartaz Batismo do Senhor 2021 (Alta Qualidade):
A vida cristã começa com o Batismo. Os evangelhos narram que Jesus começou sua vida pública ao se deixar batizar por João Batista, no Rio Jordão. Marcos, em seu Evangelho, que vai nos guiar neste Ano Litúrgico, também inicia seu livro com o batismo de Jesus, contando seus gestos e suas palavras durante seu ministério evangelizador. Os sinais grandiosos, que se manifestam no batismo de Jesus, revelam-nos a Trindade Santa. É como se Marcos iniciasse seu Evangelho “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O Espírito desce sobre Jesus em forma de pomba, e a voz do Pai, vinda do céu, atesta que Jesus é o Filho bem amado. Por meio dessa manifestação do Espírito, o batismo recebe um novo e profundo significado. As pessoas batizadas pela água se tornam templos de Deus, já que o Espírito de Jesus habita nelas com toda sua força e plenitude (cf. ICor 3,16).
A primeira leitura, do profeta Isaías, ajuda-nos a compreender a missão de Jesus. O batismo o revela como o Servo de Deus, obediente ao Pai e aos apelos do povo. Ao se deixar batizar por João; Ele torna-se um sinal da presença de Deus, colocando-se em uma atitude de serviço às pessoas mais humildes. Jesus mostra que Deus vem em socorro dos pobres, dos enfermos, dos marginalizados. Para Jesus colocar-se a serviço dos pobres não será uma opção fácil. Haverá reações e resistências a sua proposta. O Servo de Deus é também o Servo Sofredor. Jesus viverá sua paixão por fidelidade ao Pai e à Humanidade. Jesus vem para servir aos pobres e necessitados, aos que estão excluídos da convivência humana por causa dos preconceitos e das violências.
A segunda leitura nos apresenta Jesus como o anúncio vivo da Boa-Nova de Deus. Por meio da boca de Pedro, recebemos o anúncio da comunidade cristã primitiva. Deus unge Jesus com o Espírito e o poder para anunciar a Boa Notícia do Reino de justiça, paz e alegria. Na missão de Jesus, Deus cumpre todas as suas promessas. Sendo o guia da caminhada do povo em direção ao Reino, Jesus age em nome do Pai, trazendo uma resposta aos anseios mais profundos do ser humano. Dessa fidelidade de Jesus ao Pai e ao povo, surge sua autoridade para agir e falar, para ensinar e conduzir. Verdadeiramente, Ele é o Filho de Deus.
Sugestões litúrgicas para a Festa do Batismo do Senhor 2021 – Ano B
– Diante do altar: deixar bem visível para o povo os elementos, os símbolos, os objetos que são usados no sacramento do Batismo.
– Procissão de entrada: pedir para algumas crianças entrarem com frases sobre o que significa a teologia, a catequese do Batismo: Pertença ao Reino, Compromisso, Missão de Jesus e minha, Vida nova, Filho e filha de Deus, Comunidade, Bênção do Céu…
– Batismo: poderá ser celebrado um batismo nessa celebração, se for conveniente para a Comunidade, pois significativo o é, sem dúvida. É bom pensar sobre isso e procurar realizá-lo.
Sugestões de repertório para a Festa do Batismo do Senhor 2021 – Ano B (O Domingo)
Abertura: Eis que veio
Aclamação: Aleluia! Pois nós vimos
Oferendas: Cantai ao Senhor
Comunhão: Da cepa brotou
Cifras e partituras das sugestões CNBB
Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – Batismo do Senhor 2021
Áudios para a Festa do Batismo do Senhor 2021 – Ano B CNBB:
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós