Reflexão e sugestão para a Missa 3° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Para o dia: 24/01/2021

Missa 3° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Jn 3,1-5.10; SI 24; ICor 7,29-31; Mc 1,14-20

3° Domingo do Tempo Comum 2021

ANTUÉRPIA, BÉLGICA – 22 DE ABRIL DE 2017: Vitral na Capela Elzenveld do século 15 em Antuérpia, Bélgica, representando Jesus chamando quatro pescadores para segui-lo.

O evangelho deste domingo narra o início da vida pública de Jesus. Depois de um longo tempo em silêncio, preparando-se para sua missão, Jesus sai de Nazaré e vai até o Jordão, onde João Batista faz sua pregação e batiza as pessoas que buscam novos rumos para sua vida. No momento em que Jesus é batizado, acontece nele uma profunda experiência de Deus, que o faz descobrir com clareza sua missão, que começa somente “após João ser preso”; pois para Jesus, a prisão de João Batista é um sinal de Deus de que ele devia começar sua missão e, assim, dar continuidade à de João. O rei Herodes, em sua arrogância, pensa poder prender e calar a Palavra de Deus; porém o poder de Deus é mais forte que o de Herodes. Jesus resume sua pregação em quatro frases: “Esgotou-se o prazo! O Reino de Deus está próximo! Mudem de vida! Acreditem nesta Boa Notícia!” São pedidos simples, mas que, quando assumidos, promovem uma profunda transformação na vida das pessoas.

A primeira leitura deste domingo quer nos ajudar a perceber o Reino. No livro de Jonas, o profeta é enviado a Nínive, a grande cidade. Sua pregação, como a pregação de João e de Jesus, também é de conversão e de mudança radical de vida. Diante da conversão da cidade, Deus mostra sua misericórdia e não executa o castigo previsto. O momento que vivemos pede rumos novos para cada um de nós. Como ser fiel à Palavra nestes tempos de opressão e marginalização? Como o Salmo deste domingo, também nós devemos pedir a Deus: mostra-me teus caminhos, Senhor, e guia-me em tua verdade!

Atento aos fatos de sua época, Jesus descobre a presença do Reino e, por seu modo de pregar e agir, revela-a no meio do povo pobre e excluído. Jesus acolhe os doentes, os fracos, os desanimados. Também nós devemos buscar os sinais do Reino de Deus que estão acontecendo hoje no meio de nós. Eles pedem a nós uma radical conversão e uma fé firme no Evangelho de Jesus, fazendo uma opção pastoral pelos fracos e excluídos de nossa época.

A Palavra de Jesus vai atingindo pessoas como André, Simão, Tiago e João. Neles a Palavra vai produzindo efeito, e eles vão mudando seu modo de viver. Rompem com a vida que levavam e abandonam parentes, barcos, trabalhos e amigos. Começam a caminhar com Jesus. O efeito da Palavra é despertarem nós a missão, levando-nos a “caminhar na estrada de Jesus”.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 3° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B

Dinamizar o tempo como valor a ser dedicado ao Senhor na totalidade da vida.

– Entronização da Palavra: fazer o seguinte teatro. Entronizar um relógio grande, feito de papelão, com a Palavra presa na parte de traz, como se fosse a máquina do relógio. Convidar várias pessoas, que poderão representar algumas profissões, para passarem, em frente ao altar, olharem o relógio e seguirem adiante, como se estivessem atrasadas. Pedir para que uma delas olhe, siga adiante, mas que, inconformada, volte e olhe com ar de questionamento para o relógio. Ela retirará a palavra de Deus, convidará os demais para voltarem e meditarem-na, pois ela dá sentido de como bem viver o tempo. A frase do chamado pode ser a de João Batista no Evangelho, no v. 15.

– Ofertório: pedir para as pessoas que participaram do momento da Palavra ofertarem os dons. Pode também entrar também uma pessoa idosa, uma criança, um casal de namorados e uma família, enfatizando que o tempo passa e matura as relações, a vida de cada pessoa e os frutos da terra.

– Antes da bênção final: pode-se oferecer, em um pequeno cartão, a imagem de um relógio, com a frase: “. Mostrai-nos, ó Senhor, vossos caminhos”. O presidente da celebração pode pedir que a assembleia repita essa frase em clima de oração, fazendo apelo à conversão, nas pequenas atitudes da vida, e empenhando-se para seguir o Senhor em todo o tempo.

Sugestões de repertório para a Missa do 3° Domingo do Tempo Comum 2021 –  Ano B (O Domingo)

Abertura: Toda a terra
Aclamação: Aleluia! Que o Pai
Oferendas: De mãos estendidas
Comunhão: Jesus passa

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 3° Domingo do Tempo Comum 2021

 

Áudios para a Missa do 3° Domingo do Tempo Comum 2021 – Ano B CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós