Reflexão e sugestão para a Missa do 19° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

19° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

lRs 19,9a.ll-13a; SI 84; Rm 9,1-5; Mt 14,22-33

19° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

Ao acalmar-se o vento, reconhecemos o Senhor

Continuamos vivendo o mês vocacional. O convite especial deste domingo é percebermos a presença de Deus nos momentos turbulentos da vida. Elias, ao fugir da perseguição atroz que sofria, corre ao encontro de Deus e se refugia em uma gruta, no monte Horeb. A grandeza de Deus vem manifestada no murmúrio de uma brisa leve, não no vento nem no fogo que tudo devora. Nas agitações, é preciso pedir o dom da serenidade, sem o qual não somos capazes de enxergar a presença divina.

No evangelho, os discípulos são apresentados na turbulência do mar, no agito dos ventos. Enquanto isso, Jesus reza ao Pai no silêncio da madrugada. Indo ao encontro deles, gera espanto, a ponto de o confundirem com um fantasma. Pedro faz a experiência de que realmente é Jesus não no momento em que pede para caminhar também ele sobre as águas, mas no momento em que é submergido pelas águas: “Senhor, salva-me!” Quando o vento se acalma e a brisa suave substitui o vento bravio, todos são capazes de reconhecer e confessar que Jesus é realmente o Filho de Deus.

Confiar em Deus a todo momento

Na multiplicação dos pães, Jesus já havia demonstrado aos discípulos que não basta confiar nas próprias forças e capacidades. É necessário lançar-se nas mãos do Pai providente e oferecer a ele o que temos. Hoje, as duas experiências de Deus, a de Elias e a dos discípulos, continuam a nos mostrar que facilmente nos atribulamos, mas é do Senhor que nos vêm a segurança e a tranquilidade de que precisamos para vencer as tempestades da vida. Sempre haverá uma brisa que nos fará recompor as forças e seguir em frente. Sempre haverá a mão de Jesus para nos reerguer.

Paulo provou turbulências em sua vida missionária ao não ser compreendido por seus, pois eram incapazes de acolher o Cristo Senhor. Ainda que Cristo descendesse deles, segundo a humanidade, não eram capazes de enxergar que o momento novo da salvação tinha chegado. Mas a fé que move seu coração permite que ele continue firme no anúncio da palavra a todos os povos.

A perseverança, que é graça divina em nossa vida, faz-nos olhar nossa missão sempre com o coração esperançoso. A confiança em Deus é a força principal que nos faz, a cada momento, superar as tribulações e caminhar em frente.
Rezando pelas vocações à vida familiar, nossa prece é por todos os pais que têm a grande missão de testemunhar aos filhos o amor paternal de Deus. Que eles encontrem na oração a força para superarem tantos obstáculos que a sociedade pós-moderna coloca diante da instituição familiar.

Sugestões litúrgicas para a missa do 19° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Antes do início da celebração: cantar um mantra sobre a luz, enquanto entrarem, lentamente, duas pessoas com velas acesas, para acenderem as velas do altar. Interromper o mantra algumas vezes para se fazer pequenas exortações de coragem e paz em meio aos conflitos da vida. Sugestão de mantra: “O Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisando delas”.
– Entrada da Palavra: pedir para uma família introduzir a palavra de Deus. Ao chegar ao presbitério, o pai pode elevar bem alto a Bíblia, manifestado a alegria de sua vocação. Se possível, o pai poderia proclamar a primeira leitura, com sua família ao lado.
Preces dos fiéis: concluir a oração dos fiéis com uma prece vocacional, que pode também ser cantada.
– Consagração dos pais a Nossa Senhora: antes da bênção final, consagrar os pais a Nossa Senhora e oferecer a eles uma lembrança da comunidade. Pode-se cantar “Oração pela Família” para concluir este momento.

Sugestões de repertório para a missa do 19° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A  (O Domingo)

Abertura: Acolhe os oprimidos
Aclamação: Aleluia, o homem não vive
Oferendas: A mesa Santa
Comunhão: É bom Estarmos

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 19° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 19° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós