Reflexão e sugestão para a Missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

16° Domingo do Tempo Comum 2020 – ANO A

Sb 12,13.16-19; SI 85; Rm 8,26-27; Mt 13,24-43

16° Domingo do Tempo Comum 2020

19 de julho – Missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020

Áudio para a Missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020

Folhetos da Missa do 16º Domingo do Tempo Comum 2020 – 19/07/2020 para imprimir

Leituras de Domingo: 16° Domingo do Tempo Comum 2020

A misericórdia de Deus nos faz viver

A mensagem oferecida pelas três leituras de hoje é esta: há um só Deus misericordioso, que perscruta nosso coração por meio de seu Santo Espírito, para mostrar-nos como viver em seu Reino. O Livro da Sabedoria mostra que a grandeza de Deus está em sua misericórdia. Seu agir misericordioso conforta a esperança, pois o perdão dos pecados é sinal do infinito amor divino, que sempre busca resgatar seus filhos e suas filhas.

São Paulo considera que o agir misericordioso de Deus é explicitado na ação do Espírito Santo no coração de cada pessoa. Deus, ao chegar à intimidade do ser humano, vê-o como ele é, não para condená-lo, mas para salvá-lo. Assim, a misericórdia divina é considerada não só como fonte de vida, mas como força que penetra o íntimo de cada um e faz viver para a vida nova do Reino de Deus.

O joio e o trigo, um convite ao discernimento

O Deus bondoso e clemente, cheio de misericórdia, quer nos mostrar a grandeza de seu Reino em seu Filho Jesus. Entre a parábola do joio e o trigo, do grão de mostarda e do fermento, a que mais chamou a atenção dos discípulos foi a primeira. Certamente, acontece conosco o mesmo. Quantas vezes não somos tentados a “arrancar o mal pela raiz” e deixar que somente o bem prevaleça. Por outro lado, percebe-se que toda vez que alguém se propõe a tal radicalidade, os objetivos de paz não são alcançados. Como fazer então?

Jesus nos convida à prudência para discernir a presença do bem e do mal no mundo. Sim, prudência, porque nem sempre é fácil separar o bem do mal. É grande o risco de arrancar também o trigo, de acabar com obras boas que estão sendo realizadas na comunidade. Sim, discernimento, para descobrir a vontade de Deus e, assim, deixarmos que Ele, o justo Juiz, faça a colheita e então a separação com o auxílio de seu Espírito.

A dificuldade encontrada para separar bem e mal não pode nos levar ao relativismo. É preciso que optemos fundamentalmente pelo bem. Com isso, mesmo que o mal se manifeste, até mesmo sob a aparência de um bem, saberemos construir o Reino dos Céus aqui na terra. Não seria a misericórdia divina a base de nosso discernimento prudente? Deixemos os radicalismos e abracemos a via do amor, que perdoa e acredita que o trigo sempre triunfará sobre o joio no coração de cada um.

Sugestões litúrgicas para a missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Ato Penitencial: escolher um mantra sobre a misericórdia de Deus. Durante esse mantra, o presidente da celebração pode ajudar a comunidade a fazer um exame de consciência, especialmente para pedir perdão pelos radicalismos, que dividem a comunidade entre “puros e impuros”, “santos e pecadores”…
– Abraço da paz: motivar a saudação da paz como sinal da misericórdia de Deus para o outro, destacando a força de conversão que a acolhida proporciona.
– Oferendas: entrar com cestos com alimentos ou frutos. Cada cesto pode ser marcado com uma palavra: Amor, Perdão, Reconciliação.

Sugestões de repertório para a missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020  (O Domingo) – Ano A

Abertura: No meio da Tua casa
Aclamação: Aleluia! Eu te louvo
Oferendas: A mesa Santa
Comunhão: É bom estarmos

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 16° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 16° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós