Reflexão e sugestão para a Missa do 2° Domingo do Advento 2024 do Ano C

Para o Domingo: 08/12/2024

Missa do 2° Domingo do Advento 2024 do Ano C

Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38

2° Domingo do Advento 2024

Imaculada Conceição da Virgem Maria 2024, Solenidade

Imaculada, Maria de Deus!

Nosso coração se alegra na solenidade da Imaculada Conceição de Maria 2024, pois nela contemplamos o sonho de Deus para toda a humanidade. Em sua pureza, a Virgem de Nazaré acolheu o Cristo e foi dele sua primeira missionária.

Preservada do pecado original, em nenhum momento se isolou dos irmãos, mas soube ser a mãe presente junto de seu amado Filho e dos discípulos.

A liturgia de hoje, portanto, tem base vocacional. Na primeira leitura, o catequista bíblico mostra a vocação especial do ser humano – ser amigo de Deus a ponto de caminharem juntos no jardim – e a infidelidade a esse chamado – querer ser igual a Deus, isto é, dar asas ao egoísmo e à autossuficiência, deixando Deus de lado. É assim que da graça se passa ao pecado. O resultado imediato é a quebra das relações.

Em relação a Deus, a amizade é destruída pelo medo. Em relação aos irmãos, a culpabilização do outro impede de se assumir a própria culpa e superá-la. A sedução do mal se encontra com a liberdade do ser humano. Depende de sua decisão manter-se fiel a Deus e a seu amor ou assumir a lógica da maldade. Em Maria, vemos novamente o ser humano segundo o sonho de Deus. Livre do pecado, ela é também livre diante de Deus – Ao convite do Anjo segue uma resposta firme, confiante, decisiva: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

O Sim fiel e perseverante

É importante ressaltar que Maria continuou livre depois de seu primeiro sim. Ela não só foi mãe biológica, mas também mãe na fé ao acolher o Filho Único de Deus em seu coração. Portanto mais um sim. Mas a vida dela não foi nada fácil, pois os desígnios de Deus para seu Filho também exigiram muito de Maria. Desde muito cedo, ela percebeu que Jesus seria amado e rejeitado e que ela participaria de tudo isso a ponto de sentir as dores de seu Filho em seu próprio coração. E lá estava ela acompanhando o Redentor em todos os momentos, até no mais difícil momento da Cruz. Mais um sim!

Diretório da Liturgia 2025:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Mas os planos de Deus para sua vida foram além, pois seu Filho crucificado dá a ela a missão de ser a Mãe da Igreja nascente, representada pelo discípulo amado: “Mulher, eis aí teu filho”. E lá estava ela com todos os discípulos no cenáculo, reunida em fervorosa oração e confortando com amor materno os discípulos amedrontados e receosos, até que viesse o Espírito Santo prometido. Mais um sim! E no céu, coroada ao lado de seu Filho, continua presente em nossa caminhada de fé, dando a todos nós a proteção de seu amor materno. Mais um sim!

Que nosso coração seja também um sim para Deus, um sim para o irmão, um sim para a vida. Que o não que proferirmos seja para rejeitar todas as coisas que atentam contra nossa dignidade de filhos, criados por Deus, puros e imaculados, segundo sua imagem e semelhança. Maria, Mãe Imaculada, rogai por nós.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 2° Domingo do Advento 2024 do Ano C
2° Domingo do Advento 2024

O mosaico da Imaculada Conceição na igreja Pfarrkirche Kaisermühlen.

01 – Entrada: entronizar a imagem da Imaculada Conceição.  As mulheres que celebram seu onomástico * participem dessa entrada festiva.

02 – Ato penitencial: refletir sobre a graça original que precedeu o pecado original, mostrando assim a vocação da pessoa humana à santidade. O pedido de perdão seja acompanhado pelo rito de aspersão.

03 – Palavra de Deus: cantar um breve refrão em preparação às leituras. Prefiram-se os que fazem menção ao sim de Maria.

04 – Durante o canto, entronizar a segunda vela do Advento!

05 – Ofertório: apresentar flores brancas, manifestando a pureza que recebemos como dom divino. Em seguida, apresentar o pão e o vinho para a consagração.

06 – Envio: reforçar brevemente a vocação de todos à santidade e, em seguida, cantar a consagração a Nossa Senhora.

07  – Caridade posta em prática: pedir aos grupos de oração nas casas enfatizarem o elemento vocacional da solenidade de hoje e se exortar a vivência responsável da liberdade cristã.

*Data em que se celebra o santo ou santa que tem o mesmo nome de uma pessoa.

 

Folhetos do 2° Domingo do Advento 2024 – 08/12/2024 para imprimir:

Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós