Reflexão e sugestão para a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 do Ano B

Para a Sexta: 08/12/2023

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 do Ano B

Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef1,3-6.11-12; Lc1,26-38

Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023

Os cristãos têm o privilégio de celebrar uma das mais belas solenidades da Igreja: a Imaculada Conceição de Maria. Aquela que foi escolhida por Deus, Maria, para ser digna Mãe do Redentor, precisava ser toda santa, livre de qualquer imperfeição. Isso se realizou desde o início de sua vida, pela vontade do Pai e pelos méritos de Cristo, nosso Salvador.

A grandeza dessa solenidade está na escolha que o Pai faz de Maria, para ser a Mãe de Jesus. Mas, também, porque em Maria brotam os “primeiros raios” da nova e eterna Aliança do Pai com a humanidade. Maria é o princípio do cumprimento de todas as promessas divinas. Se Deus volve seu olhar desse modo para nossa humanidade, será que há algo mais belo do que isso neste mundo? O Pai dá-nos a salvação não de qualquer modo, nem por qualquer coisa, mas por intermédio de seu Filho Jesus.

E como é suave pronunciar o nome: Maria! Ela é santa e pura, preservada de todo o pecado em toda a sua vida. Isso não é obra humana, mas divina, a graça de Deus invadiu o coração e a existência inteira de Maria. Em seu coração, morava o amor pleno, e não havia lugar para outra coisa, muito menos para o pecado. O Pai a abençoou com toda a bênção de seu Espírito, lembra-nos o apóstolo Paulo.

Maria é o grande sinal de esperança e de consolação, imagem viva da Igreja, a criatura sem ruga e sem mancha, ensina-nos o Concílio Vaticano II.

O Evangelho nos relata o mais célebre e digno texto, o da Anunciação, quando Maria acolhe humildemente o chamado do Pai. Se lá no Jardim do Éden Eva fingiu acolher o pedido de Deus, aqui Maria é humilde e sincera, e acolhendo a vontade do Senhor, mudou todo o seu plano, que era se casar com José, ter uma família bela, numerosa, digna, como era o desejo da mulher hebreia. Mas isso passou para trás, pois agora tudo importava no cumprimento da vontade divina. Assim Maria é a nova Eva. Se a primeira Eva arruinou a humanidade dizendo não, quando deveria dizer sim; dizendo sim, quando deveria dizer não, a segunda Eva, Maria, é o início da redenção, pois é a Mãe de nosso Senhor, Mãe da vida, por isso é mais do que justo chamá-la de “Mãe de todos os viventes”.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

A Igreja proclamou o dogma de fé, a Imaculada Conceição de Maria, pelo papa Pio IX, em 1854. Vivamos nossa fé em Maria, pois ela nos guia até Jesus.

Bento XVI termina sua Encíclica sobre a Esperança, dizendo: “Ficai no meio de nós, ó Maria, como Mãe da esperança. Ensinai-nos a crer, a esperar e a amar como vós! Estrela do mar, brilhai sobre nós e guiai-nos em nosso caminho” (papa Bento XVI, Encíclica sobre a Esperança).

Sugestões litúrgicas para a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 do Ano B

— Um cântico apropriado: “Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus”.

— Fazer uma bela procissão de entrada, com a imagem da Imaculada Conceição.

— O Evangelho se presta para uma bonita encenação: o anjo Gabriel e Maria.

— No Ofertório, levar também os símbolos de nossa devoção a Maria: terço, medalhas, escapulário.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: De Alegria
Aclamação: Aleluia! Maria
Oferendas: Salve, Maria
Comunhão: Ave, Maria

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração –  Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 do Ano B

Músicas para a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 do Ano B:

Folhetos da Imaculada Conceição de Nossa Senhora 2023 – 08/12/2023 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós