Reflexão e sugestão para a Missa do 31º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 30/10/2022

Missa do 31º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Sb 11,22-12,2; Sl 144; 2Ts 1,11-2,2; Lc 19,1-10

31º Domingo do Tempo Comum 2022

Deus tem um amor tão grande, sem-fim, por todas as criaturas. Jesus nos demonstrou isso muitas vezes, como no episódio de  Zaqueu, que subiu em uma árvore só para vê-lo. Ele queria ver Jesus, mas foi Jesus quem se aproximou dele, pois é assim que Deus age com a humanidade: Ele se aproxima de nós. Jesus vai à casa de Zaqueu, um pecador público, porque era publicano, e lá evangeliza.

O Livro da Sabedoria (Primeira Leitura) nos traz uma alegria muito grande, pois nos mostra o quanto Deus nos ama e que Ele é o criador de todas as criaturas. Deus nos fez diferentes, mas nos acolhe e nos ama gratuitamente, sem divisão ou separação. A Sabedoria é o amor verdadeiro e único de Deus.

O Evangelho nos mostra com clareza a misericórdia do Senhor, que acolhe os mais excluídos e sofredores, e nos ensina que devemos amar bem do jeito que Deus nos ama. Zaqueu era chefe dos publicanos, dos cobradores de impostos. O publicano era um explorado que trabalhava para o império explorador, opressor e corrupto. No fundo era também uma vítima do sistema escravizador romano. Quem pode medir o coração? Ao saber que Jesus passava por Jericó, desejou vê-lo de verdade. Subiu em uma árvore, pois, segundo o Evangelho, era muito baixo. Será? Ou o Evangelho está nos querendo dizer que aqueles que cercavam Jesus se achavam tão perfeitos que impediam os outros de verem-no? É certo que o Evangelho nos catequiza para a compreensão de quem é Jesus e de como devemos nos colocar diante dele.

Zaqueu queria ver Jesus, pois certamente não estava contente com a vida que levava. Havia algo maior dentro dele, que os de fora não enxergavam, que somente Jesus enxergava. Devemos notar bem que, sendo chefe dos publicanos e rico, não se importou com isso e subiu em uma árvore. As autoridades que gostam de distinção jamais fariam isso. Zaqueu fez, a ponto de Jesus mandá-lo descer, para se hospedar em sua casa. E isso se realizou.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

A multidão ficou aborrecida com essa atitude: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador”. Quanta incompreensão! Somos precipitados em nossos juízos; nem sabiam o que ia acontecer, mas já falaram, não sobre o bem, mas sobre uma deficiência. É fácil ver o negativo, o difícil é realçar o positivo. Jesus foi à casa de Zaqueu porque “ali morava também um filho de Abraão”.

Sua conversa foi sincera. Partilhou os bens com os pobres. E ainda, bem como nos ensina a ética, devolveu quatro vezes mais. Aprendamos a sermos justos. Será que a sociedade saberá, um dia, distribuir equitativamente o bem comum?

Sugestões litúrgicas para a Missa do 31º Domingo do Tempo Comum 2022

— Durante o cântico ou o pedido de perdão, pedir para algumas pessoas entrarem com velas acesas – mesmo que seja de dia -,o fim de lembrar a necessidade de andarmos na luz de Cristo e em constante vigilância. Se a celebração for à noite, podem-se apagar as luzes da igreja.

— Não precisamos nem devemos fazer tudo ao pé da letra, mas temos de levar a sério a mensagem de Jesus, pois nossa vida terminará um dia na terra, e o mundo também terá seu dia. Por isso simbolizando a realidade da vida, que precisa ser cuidada sempre como uma planta nova, durante a aclamação do Evangelho, pedir que uma criança entre com uma pequena planta em um vaso e a coloque aos pés da Mesa
da Palavra. O Comentarista poderá dizer algo que ajude a Comunidade a pensar sobre a Palavra de Jesus.

— Rezar a oração do Pai-nosso de mãos dadas, mas em silêncio (cada um reza em seu coração). 0 sentido é o de que a presença do Reino se dá de modo silencioso no meio de nós. E são necessários os olhos da fé para perceber e acolher sua presença.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 31º Domingo do Tempo Comum 2022 – 30/10/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós