Reflexão e sugestão para a Missa do 17º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 24/07/2022

Missa do 17º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Gn 18,20-32; Sl 137; Cl 2,12-14; Lc 11,1-13

17º Domingo do Tempo Comum 2022

A oração deve nos tocar o coração e levar-nos a manifestar nossa plena confiança em Cristo. A oração é o centro do ensinamento de Jesus para nós hoje. O exemplo de Abraão e do próprio Jesus deve nos fazer reconhecer a importância da oração, que nos amadurece na fé, faz-nos adultos e pessoas confiantes no amor misericordioso do Senhor.

A justiça divina não falha, não deixa de se realizar, mesmo que haja “apenas dez” justos em uma cidade inteira. Deus faz do pouco – os dez justos – o muito, ou seja, a misericórdia se estende para todos. É o que nos ensina a Primeira Leitura e o que Jesus confirma em suas palavras, atitudes, seus gestos e ensinamentos: o Pai é misericordioso ao extremo! Dialogando, “face a face” e com respeito, humildade, reverência- Abraão nos dá esse exemplo-, podemos apresentar ao Senhor nossa vida, nossas esperanças, nossos anseios e projetos. Deus vai
nos ouvir, mas peçamos a Ele que cumpra sua vontade em primeiro 8sempre.

Precisamos nos sentar aos pés de Jesus, dele aprender todo o seu ensinamento, como fez Maria, no Evangelho de domingo passado, colocarmo-nos na posição de discípulos e pertencermos a sua escola de amor e de salvação. O Evangelho vem nos dar a grande lição, o grande ensinamento sobre nosso diálogo orante com o Pai. Mostra-nos a bondade infinita do Pai. A oração é como um diálogo entre a criança e seu pai; é redescoberta do bem e do Deus da vida; é procura confiante; é entrelaçamento de vida. Rezar é descobrir o próprio Deus e seu amor presentes em nossa vida. O coração simples e humilde logo compreende isso.

Nesse ensinamento, Jesus vai preparando os discípulos para a continuidade da missão, para que eles possam assumir com magnitude o anúncio do Reino. Jesus ajuda-os a saber dialogar, falar com Deus. Assim como Jesus, sendo Filho, buscou dialogar incessantemente com o eterno Pai, os discípulos devem fazer o mesmo.

Livro Hora da Família 2022 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

17º Domingo do Tempo Comum 2022Notemos bem no Evangelho que Jesus não apresenta uma fórmula de oração, uma estrutura que se deva seguir. Não que isso não seja necessário, mas Jesus parte mesmo é de dentro da vida: a oração vem bem de lá onde ela deve estar: na vida!

Jesus quer esse relacionamento, esse diálogo confiante com o Pai. Foi o que o próprio Jesus fez muitas vezes. Saía para o silêncio, no meio da noite, para falar com o Pai sem cessar.

Tomemos consciência de que Deus é Pai misericordioso, bondoso, e que nós somos seus filhos. Ele espera que nos aproximemos dele, falemos com Ele com toda a sinceridade. Assim encontraremos sua graça e a força necessária para caminharmos firmes em nossa fé, mesmo diante das instabilidades que se nos apresentam em nossa vida.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 17º Domingo do Tempo Comum 2022

O tom maior da liturgia deste domingo é a oração. Jesus ensina os discípulos a rezar e como devem também se dirigir ao Pai. O Pai é aquele que se incomoda com a situação e realidade de seus filhos. A fé é que garante a verdade de nossa oração, que não é multiplicação de palavras, mas apresentação da vida a Deus, com todas as suas peripécias e dificuldades.

— Outra vez fazer a entrada da Palavra de Deus, que pode ser feita por jovens, para que sintam a alegria da Comunidade com sua presença. Desenhar, modelar, ou semelhantes, um coração, para dizer que o coração de Deus é tocado pela oração de fé verdadeira.

— No momento das Preces Comunitárias, pedir para uma criança, um jovem, um pai, uma mãe, um idoso e o padre rezem uma prece, para lembrar que somos Comunidade de oração.

— Preparar um texto para que, na Ação de Graças (depois da Comunhão), uma criança reze.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 17º Domingo do Tempo Comum 2022 – 24/07/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós