Reflexão e sugestão para a Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2025 do Ano C

Para o Domingo: 09/02/2025

Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2025 – Ano C

Is 6,1-2a.3-8; Sl 137; 1Cor 15,1-11; Lc 5,1-11

5º Domingo do Tempo Comum 2025

Afresco representando Jesus chamando São Pedro e André, na Collegiata de San Gimignano, Itália.

À beira do lago de Genesaré, Jesus encontra-se com o povo e com os primeiros chamados. Pede a Pedro que lance a rede em “águas mais profundas”, que ele o faz por obediência, pois nada havia pescado à noite toda. A abundância de peixes mostra a sabedoria e o poder de Cristo.

Jesus chama aqueles pobres pescadores, pois não os julga a partir do exterior. Conhecendo seu coração, sabe que pode confiar neles e ajudá-los a compreender a missão no Reino. E isso se realiza plenamente. Por isso deixam as barças e as redes e se dispõem em seu seguimento.

O Evangelho nos mostra como Jesus vai deixando para trás a sinagoga, vai aproximando-se, cada vez mais, do povo e formando o novo povo de Deus, nascido na nova e eterna Aliança. É uma nova Comunidade que amadurece junto do Cristo, como a exemplo dos discípulos que vão aprender o jeito do Senhor e o projeto do Reino. A sinagoga ficou para trás de vez. O Cristo está no meio do povo, no meio das gentes, é parceiro, é presença, é Caminho de vida. As pessoas compreendem isso, por isso o buscam.

Diretório da Liturgia 2025:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Elas ouvem as palavras de Jesus, compreendem seu ensinamento. Da Palavra nos vem a fé. É interessante notar que Pedro reage diante da abundância da pesca: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador”. Pedro reconhece sua indignidade, mas Jesus vai confiar-lhe, mais tarde, tão nobre e grande missão: “Tornar-se pescador de homens”.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2025 do Ano C

— Na procissão de entrada, levar uma rede de pesca e remos e colocá-los no lugar mais viável, à vista de todos. Seria bom colocar uma frase do evangelho “pregada” na rede.

— No momento das Preces Comunitárias, lembrar o nome daqueles que são da Comunidade e seguiram a Vida Religiosa ou Sacerdotal e fazer a eles uma prece.

— Antes do convite do sacerdote para a Oração do Pai-nosso, o comentarista poderá lembrar que ele será rezado de mãos dadas, significando a união dos batizados na mesma missão de Jesus.

Folhetos da Missa do 5º Domingo do Tempo Comum 2025 – 09/02/2025 para imprimir:

Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós