Reflexão e sugestão para a Quarta-feira de Cinzas 2025 do Ano C
Para o Domingo: 05/03/2025
Quarta-feira de Cinzas 2025 – Ano C
Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18
O profeta Joel anuncia as incoerências vividas pelo povo de Israel, pedindo-lhe essencialmente que não “rasgue as roupas, mas o coração”. O coração é a sede do bem e da conversão. Jesus, no Evangelho, dá-nos o itinerário de vida cristã e de atitudes coerentes do cristão autêntico. Impressiona-nos quando afirma, várias vezes, que “o Pai, que vê o que está oculto, dar-nos-á a recompensa”. O Pai nos vê, por isso sabe se estamos sendo humildes, coerentes e sinceros. O jejum, a penitência, a oração são meios para que caminhemos do jeito de Jesus.
A Quaresma nos faz romper os diques de nossa vaidade. O Senhor nos convida a fazer uma travessia com Ele. Se antes o povo de Israel podia atravessar o mar Vermelho, conduzido por Moisés, com Jesus é possível atravessar todas as adversidades que se opõem às atitudes cristãs. É preciso iniciar o Tempo Novo, o tempo da concórdia, da solidariedade, do encontro com o pobre e necessitado. O jejum, a penitência, a oração só encontrarão sentido se estivermos abertos para praticar a caridade. O Senhor nos deixa claro, em tantos momentos do Evangelho, que a exterioridade não lhe agrada, se ela não vem de dentro, do coração, da conversão. Daí é bela a palavra de Joel profeta, pois insiste que precisamos sim “rasgar o coração e não as vestes”. Não é buscando aprovações das pessoas, da sociedade que vamos vencer nossas dificuldades, mas sim nos relacionando com o Pai, “que vê o que está escondido” e que nos dará a recompensa. Jesus nos deixa de modo tão claro e sublime que é preciso coerência de vida, para adentrarmos, de fato, no mistério do Reino. O verdadeiro relacionamento com Deus e com os irmãos abre o caminho da Quaresma, tempo de reconciliação com Jesus, que nos reconcilia com o Pai.
Diretório da Liturgia 2025:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
A Quaresma é o tempo da graça de Deus para a Comunidade. Acolhendo a Palavra do Senhor e meditando-a em nosso coração, certamente alcançaremos a ressurreição em muitas realidades de nossa vida. Caminhando com o Cristo, só podemos alcançar a vida plena junto dele. Esse Tempo Quaresmal nos desperta para um pouco mais de silêncio e de meditação, de oração e de caridade. Assim, abracemos não o que é efémero, passageiro, mas o que traz sentido e significado profundo e duradouro a nossa existência humana. A Quaresma não nos leva a desprezar nossa realidade humana, mas sim a buscar o essencial em nossa vida. Eis a conversão que se faz necessária. Se Deus não é o sentido de nossa vida, é certo que ela não tem sentido.
Sugestões litúrgicas para a Missa da Quarta-feira de Cinzas 2025 do Ano C
Fazer a entronização das Cinzas, momentos antes de sua imposição, ou seja, antes da bênção. Elas podem ser apresentadas ao sacerdote, que as abençoará e depois distribuirá aos ministros, que irão ajudar na imposição das Cinzas. Esse momento é sacramental, não é um sacramento, ou seja, faz-nos compreender a piedade que devemos ter em nossa vida.
Folhetos da Missa da Quarta-feira de Cinzas 2025 – 05/03/2025 para imprimir:
Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós