Reflexão e sugestão para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 2020 – Ano A

Assunção de Nossa Senhora 2020 – Ano A

Ap 11,19a; 12,1-6a.10ab; SI 44; ICor 15,20-27a; Lc 1,39-56

Assunção de Nossa Senhora 2020 - Ano A

RIVA DEL GARDA, ITÁLIA – 13 DE JUNHO DE 2019: A parte da Assunção da pintura na igreja Chiesa di Santa Maria Assunta por Giuseppe Craffonara (1830) .ra 2020

Baixe a imagem acima e mais 4 sobre a Assunção de Nossa Senhora 2020:

O Sol da Justiça nos reveste

A assunção de Maria ao céu convida-nos à celebração da festa da vida em Deus. As maravilhas que o Senhor realizou na pessoa da Virgem de Nazaré encontraram eco em seu coração humilde e totalmente aberto à vontade divina. A semente boa do amor floriu e frutificou em seu coração porque ela teve consciência de sua missão diante de Deus. Ela disse seu sim, colocou sua liberdade em relação com a Liberdade por excelência, que é Deus. Assim, participou ativamente na salvação do mundo juntamente com seu Filho.

A comunidade cristã sempre acreditou que Maria, pela entrega total e livre aos desígnios de Deus, foi levada em corpo e alma à pátria celeste, onde a suprema Liberdade nos espera. Nela se cumpre a oração ensinada pelo Senhor: “seja feita vossa vontade assim na terra como no céu”. Ao dizer seu sim, ela não se desliga da realidade sofrida de seu povo. Antes, ela canta as maravilhas de Deus, que se expressam na justiça em favor dos pobres e oprimidos. Aos ricos egoístas mostra que não basta estarem cheios de bens e cheios de si mesmos, pois as mãos e o coração estarão vazios de sentido, vazios de amor.

Ela é mulher vestida interna e externamente pelo Sol da Justiça, pois é Cristo que brilha em seu Sim. Ao aproximar-nos da Virgem Maria, somos iluminados pela reluzente chama do Espírito Santo, a força de Deus, que nos faz superar o mal com o bem, o vazio de sentido com a abundância da redenção.

…e nos conduz a sua Luz

São Paulo nos ajuda a compreender a vida ressuscitada de Cristo e a de todos nós como frutos que o Pai colhe em seu amor. Cristo é o fruto primeiro colhido por Deus. Quem a ele pertence também é fruto bom nos celeiros eternos do Pai misericordioso. É nesse grande mistério de amor que entendemos a liturgia de hoje. Deus não glorifica somente Maria, ao levá-la para junto de si, mas glorifica a humanidade inteira, que é capaz de dizer sim a seu amor. O sim de Maria está em perfeita sintonia com o sim de Jesus. Na medida em que entramos nessa dinâmica de abertura à vontade de Deus, Cristo vai se tornando tudo em todos. É a vida nova que transborda, é o amor que irradia e nos conduz à Luz verdadeira.

Ao festejarmos a assunção de Maria, nossa Mãe, peçamos que ela nos ajude a caminhar com os pés firmes no chão da história e sempre abertos ao Deus da vida, que nos quer sempre em comunhão com ele. Rezemos hoje, de modo especial, por todos os religiosos e todas as religiosas, pessoas que se consagraram a Deus para servir a Igreja a partir dos múltiplos carismas de cada Instituto.
Maria, Mãe de Deus, assunta ao céu, rogai pelos consagrados, pelas consagradas e por todos nós!

Sugestões litúrgicas para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 2020 – Ano A

– Entrada: se houver religiosos, religiosas ou leigos consagrados, convidá-los para participar da entronização da imagem de Nossa Senhora no início, mostrando a importância do sim a Deus e aos irmãos. Na falta deles, os membros da comunidade podem participar dessa entrada, ressaltando a importância do sim de Maria para todos nós.
– Preces dos fiéis: momento de rezar pelos religiosos, pelas religiosas ou leigos consagrados que já passaram pela comunidade, a fim de rezar por suas vocações nos mais diversos carismas que o Senhor os chama.
– Oração Vocacional: antes da bênção final, fazer um momento vocacional, rezando pela vocação à vida consagrada e religiosa.

Sugestões de repertório para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 2020 – Ano A (O Domingo)

Abertura: De Alegria ou Maria Concebida
Aclamação: Aleluia, Maria!
Oferendas: É grande
Comunhão: Povo de Deus ou A minh’alma

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 2020

 

Áudios para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós