Reflexão e sugestão para a Solenidade de Todos os Santos e Santas 2021 do Ano B

07/11/2021 – Novembro

Solenidade de Todos os Santos e Santas 2021 – Ano B

Ap 7,2-4.9-14; SL 23; lJo 3,1-3; Mt 5,1-12a

Todos os Santos e Santas 2021

Ao nos fazer esse convite, que soa como um verdadeiro mandato, Jesus nos coloca diante do único e absoluto sentido para a vida humana: a santidade. Essa é a vontade de Deus quando cria a pessoa humana: “Façamos o Homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Ao descrever a beleza e a harmonia de tudo que brota das mãos criadoras de Deus, o autor sagrado, inspiradamente, descreve não um passado perdido, mas o futuro, isto é, aquilo que Deus deseja e sonha para a pessoa humana e para toda a Criação. Em outra passagem do Antigo Testamento, Deus reafirma sua vontade sobre a pessoa humana: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2). Por isso o apóstolo Paulo conclui acertadamente: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4,3).

E santidade é isto: tornar-se, todos os dias, sempre mais imagem e semelhança de Deus. Então, não resta dúvida alguma: ser santo é o único e absoluto sentido da vida humana, e devemos fazer desse objetivo o centro de todas as nossas atenções e todos os nossos esforços. A festa de Todos os Santos vem nos lembrar isto: somos todos chamados à santidade. Conforta-nos e nos enche de alegria e coragem a visão do apóstolo João, relatada na primeira leitura: “Eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas e com palmas na mão”. Santos não são somente os “canonizados”, isto é, aqueles que a Igreja oficialmente reconheceu, aprovando seu culto e sua veneração. Além desses, alegra-nos saber que uma imensa multidão, que ninguém pode contar, vive a realidade definitiva na glória do Céu.

Você sabe realmente o que é Advento?

No meio dessa multidão, poderemos certamente ver pessoas queridas de nossa família e Comunidade, que foram fiéis no testemunho de sua fé, perseverantes na prática do bem, solidários no sofrimento do próximo, misericordiosos no amor e fraternos no serviço aos irmãos.
Vivendo assim, podemos ter a certeza de nos juntar um dia àquela multidão celeste para cantar a glória e a santidade de Deus: “Amém. O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem a nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém” (Ap 7,12).

Sugestões litúrgicas para a Solenidade de Todos os Santos e Santas 2021 – Ano B

– Antes da procissão de entrada: lembrar nossos santos, mesmo que não formalmente canonizados, que muito próximos de nós deram sua vida aos outros. Pode-se dar algum exemplo da própria Comunidade local.

– Glória: destacar a beleza que deve ser o louvor na eternidade, lembrando ainda a celebração de finados e unindo-se a alguém que fez parte de nossa vida e que agora está lá vibrando com a beleza de Deus.

– Ação de graças: pode-se rezar, mesmo em uma fórmula mais resumida, a ladainha de todos os santos.

– Após a bênção final: cantar “Eu louvarei, eu louvarei…” ou “Hoje é tempo de louvar a Deus…”, ou algum salmo de louvor.

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós