Dicas para o retiro de Natal e Advento 2021

“Constituir grupos de no máximo 10 pessoas por animador(a), para que os encontros do Natal e Advento 2021 não sejam demorados (no máximo 1 hora) e haja tempo para que todos(as) falem.”

Natal e Advento 2021

Formados os grupos de pessoas unidas pelo desejo de viver esses tempos litúrgicos do Natal e Advento 2021 com mais intensidade, o(a) animador(a) espiritual pode:

a. Combinar local e data em uma primeira reunião para:

– detalhar mais o sentido desses Tempos Litúrgicos;
– ler o objetivo do Retiro, em especial as instruções do material;
– agendar os encontros semanais para a partilha;
– verificar se todos adquiriram o material do Retiro de Natal e Advento 2021;
– recomendar que cada participante tenha um caderno de vida;
– esclarecer dúvidas sobre a metodologia inaciana.

b. Preparar o ambiente para a partilha: lugar propício, velas, a Palavra de Deus no centro, flores, cadeiras, estampas etc., de acordo com a criatividade de cada um ou do grupo. Pode-se sugerir que cada encontro seja preparado por algum participante.

c. Escolher alguma música instrumental, mantra ou canto para iniciar o encontro. Depois fazer uma oração vocal ao Espírito Santo e talvez a leitura de um texto bíblico (pode ser algum texto rezado durante a semana). Enfim, criar um momento de recolhimento.

d. Explicar que a partilha é também oração: cada um(a) escuta e acolhe no coração a fala do outro, sem comentar, com respeito e sigilo, pois não se trata de debate, nem resolução de dúvidas, muito menos réplica ao que o outro falou.

e. Motivar cada um a partilhar, num clima de acolhida amorosa da oração, cuidando para que algumas pessoas não monopolizem a partilha, a fim de garantir a plena liberdade de cada um na experiência espiritual.

– Conduzir o grupo com delicadeza, tato e bom senso, para que as partilhas adquiram maior qualidade espiritual. A pessoa deve se sentir à vontade para partilhar livremente a ação do Senhor em seu interior: as alegrias e dificuldades experimentadas, os apelos sentidos, as resistências… os “movimentos do coração” e qual impacto a oração está tendo na vida pessoal, familiar, eclesial, social…

– Animar para a fidelidade ao tempo da oração e à metodologia, além de dar breves indicações para a semana de oração.

– Repassar a metodologia, esclarecer dúvidas sobre os “passos para a oração”, o “pedido da graça”, a revisão da oração e o registro das moções no caderno de vida.

– Buscar ajuda quando sentir que algo está travando a experiência espiritual pessoal ou de algum participante.

– Terminar o encontro com um canto ou oração vocal, por exemplo o Pai-Nosso

Baixe o Retiro de Advento e Natal 2021: 

 

Jesuítas / Portal Kairós