Reflexão e sugestão para o 3º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Para o dia: 01/05/2022

3º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

At 5,27b-32.40b-41; Sl 29; Ap 5,11-14; Jo 21,1-19

3º Domingo da Páscoa 2022

Berlim – o afresco da pesca de milagre na Igreja de St Pauls pela oficina Gathemann & Kellner, do início do 20. Cent. em “Jugendstil”

O lugar dos cristãos viverem a fé é no meio do mundo, em todas as instâncias da sociedade e em seu próprio coração. Lembra-nos a Encíclica Pacem in Terris, de São João XXIII: “…requer-se, sim, que as pessoas desempenhem suas atividades de cunho temporal, obedecendo às leis imanentes a essas atividades e seguindo métodos correspondentes a sua natureza. Mas requer-se, ao mesmo tempo, que desempenhem essas atividades no âmbito da ordem moral, como exercício de um direito e cumprimento de um dever, como resposta positiva a um mandamento de Deus, colaboração a sua ação salvífica, e contribuição pessoal à realização de seus desígnios providenciais na história. Em uma palavra, requer-se que as pessoas vivam, no próprio íntimo, seu agir de cunho temporal como uma síntese dos elementos científico-técnico-profissionais e dos valores espirituais”.

É bem o que vamos aprender e apreender do Evangelho de Jesus. A Comunidade tem a missão de testemunhar e também de concretizar o projeto libertador de Jesus, pois tudo o que Ele iniciou, o Reino e agora sua continuidade, é de nossa responsabilidade. Fomos batizados em Cristo, e isso significa assumir sua própria missão. A Palavra vai nos orientando e apontando a direção para a qual devemos seguir.

3º Domingo da Páscoa 2022Na Palavra deste domingo pascal, vemos a Comunidade de Jerusalém testemunhar Jesus ressuscitado, mesmo diante da opressão, da perseguição, do sofrimento. Se há oposição ao Evangelho, ao projeto de Jesus, O cristão continua obediente a Deus e não se deixa seduzir pelas ideias contrárias ao Reino (Primeira Leitura). Jesus é o “cordeiro” imolado, que venceu a morte e trouxe definitivamente a libertação, a verdade para o mundo. A glória do Ressuscitado é lançada no mundo (Segunda Leitura). O Evangelho nos apresenta os discípulos, os continuadores da verdade pascal, em plena missão. Sua ação apostólica teve “bom resultado”, porque reconheceram, de fato, o Ressuscitado e se deixaram iluminar e guiar por sua Palavra. Precisaram ser fiéis, pois as perseguições vieram. Com exceção de Judas Iscariotes, foram perseverantes até o martírio por causa do anúncio e do testemunho de Cristo. Pedro, por mandato de Cristo, assumiu a organização inicial da Igreja: “Apascenta minhas ovelhas… Segue-me”.

Somos a Igreja de Cristo, sacramento do Reino. Tenhamos, pois, a força da ressurreição de Cristo e a coragem apostólica dos primeiros discípulos, sendo anunciadores da verdade salvadora e libertadora de Cristo, em todas as instâncias da sociedade, como nos lembrou a encíclica Pacem in Terris.

Sugestões litúrgicas para  o 3º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Jesus continua “aparecendo” aos discípulos e animando-os na missão que agora está sob a responsabilidade deles. Assim como os apóstolos, nós, como Igreja, somos convidados a crer no Senhor e tocar a vida adiante com toda a fé.

— Dar destaque ao Círio Pascal, envolvê-lo com flores, ramos verdes. Aliás, isso deve acontecer durante todo o Tempo Pascal.

— Destacar nesta liturgia o sentido de missão (envio) e Eucaristia. Por isso, fazer uma bonita procissão de Ofertório levando para o altar, além do pão e do vinho, uma rede de pesca com os nomes dos apóstolos afixados nela. Também podem ser colocados sobre o altar um pão grande e uva. O sentido fundamental é este: a Eucaristia nos une e nos reúne, mas também nos envia em missão. Ela é ponto de chegada, mas também ponto de partida.

Assine nosso canal do Youtube

Folhetos do 3º Domingo da Páscoa 2022 – 01/05/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós