Reflexão e sugestão para o 1º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

Para o dia: 17/04/2022

1º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

At 10,34a.37-43; Sl 117; Cl 3,1-4; Jo 20,1-9

1º Domingo da Páscoa 2022

Viena – O Detalhe da pintura barroca de Jesus Ressuscitado no céu.

Chegamos ao ápice de nossa fé, ao fundamento inabalável de nossa redenção: a Ressurreição de Cristo (1º Domingo da Páscoa 2022). Temos a garantia de que a vida é plenitude, que é dom e serviço de amor aos irmãos. A ressurreição de Cristo confirma que aquele que passa fazendo o bem alcança verdadeiramente a vida.

Jesus “passou fazendo o bem”, confirma-nos a Primeira Leitura tirada dos Atos dos Apóstolos. Ele nos amou inteiramente, até o fim, foi fiel ao Pai em sua missão, por isso o Pai o ressuscitou dentre os mortos; isso significa aprovação de tudo que Jesus fez. Os discípulos que estiveram com Ele e beberam dessa fonte eterna de amor vão assumir e anunciar que Ele é o Caminho para a vida, para a salvação de todos os homens e todas as mulheres.

O Evangelho nos deixa claro: Jesus está ressuscitado. Não o procuremos entre os mortos, mas entre os vivos, os vivificados no amor. A “cena”, narrada no Evangelho, mostra-nos a grande experiência de fé, entre aqueles que estão iniciando sua caminhada para o Reino. Há a figura do apóstolo mais novo, que corre e chega primeiro ao túmulo, mas não entra, pois ainda está na expectativa, e a do discípulo que chega por último, mas, por estar mais experimentado, entra no túmulo e não encontra Jesus. Esse discípulo não se espanta nem se escandaliza, pois sabe que da cruz veio a vida plena, verdadeira, autêntica, totalmente doada. Já podemos sentir que esse é o caminho de nossa fé e da Comunidade-Igreja. O centro de nossa fé e, portanto, de nossa vivência cristã autêntica é Jesus ressuscitado!

1º Domingo da Páscoa 2022

Ravenna – A glória do frescor de Jesus Ressuscitado

Em uma sociedade marcada pelo êxito, em que tudo se faz para que não se percam os holofotes, a mensagem da plenitude da vida, cultivada no amor fraterno, no amor partilhado aos simples e humildes e sem pretensões, não tem muita chance. Às vezes se quer um Deus a sua moda, a sua conveniência, e não ao modo de Jesus, que é mais exigente; e exigir parece-nos ser coisa anacrónica em nossos dias. Como nos situamos sendo pessoas de fé, diante de uma sociedade que dispensa Deus, achando que não precisa mais dele ou vivendo uma fé tão individualista e particularizada? Como Jesus que respondeu a seu tempo, o mesmo Ele espera dos cristãos de agora. O Evangelho é o mesmo, tanto ontem, como hoje.

Percamos o medo e aumentemos nossa coragem! A fé é arriscar-se inteiramente na causa em que acreditamos e apostamos: o Reino de Deus e a pessoa de Jesus. As velhas concepções não podem impedir a Igreja de fazer sua caminhada e de penetrar o futuro com toda a esperança. O povo de Deus espera que isso se realize entre nós. Portanto apostar na ressurreição de Cristo é uma necessidade hoje, pois testemunhá-la é fazer romper os laços da frieza e indiferença para com as coisas do Reino hoje.

Sugestões litúrgicas para  o 1º Domingo da Páscoa 2022 – Ano C

A Comunidade reunida celebra com alegria a Ressurreição de Cristo, motivo de muita fé e de muita esperança.

— Dar destaque ao Círio Pascal, ou a alguma vela grande, se a Comunidade não tiver o Círio, enfeitando-o em sua volta com muitas flores ou folhas verdes. Pode-se iniciar a celebração cantando: “Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!”, pois é muito significativa a letra desse cântico no 1º Domingo da Páscoa 2022.

— Destacar a proclamação do evangelho, que pode ser feito de forma dialogada, por exemplo, com um Narrador, Maria Madalena e Jesus. Tudo, porém, deve ser bem preparado antes e feito com muito esmero.

 

Folhetos do 1º Domingo da Páscoa 2022 – 17/04/2022 para imprimir:

Cartaz para o Domingo de Páscoa 2022 (Alta resolução – 300px):

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós