Reflexão e sugestão para o Domingo de Ramos 2023 do Ano A

Para o dia: 02/04/2023

Missa do Domingo de Ramos 2023

Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mt 26,14-27,66

Domingo de Ramos 2023

Cantos da Semana Santa e Domingo de Ramos 2023:

Liturgia completa da Semana Santa 2023:

Meditações da Paixão de Cristo:

O Domingo de Ramos vem nos trazer a alegria do acolhimento festivo de Cristo em Jerusalém e, também, a tristeza da incredulidade dos que subjugam Jesus.

Jesus é acolhido como o Messias esperado: “Bendito o que vem em nome do Senhor”, mas logo depois, nem uma semana depois, é condenado: “Crucifica-o! Crucifica-o!”

Jesus aceita a manifestação da acolhida em Jerusalém, pois sabe que Ele é o Messias, o Salvador, o Filho de Deus, que cumpriu fielmente sua missão. Mas não se ilude, pois sabe que não é a glória humana que triunfará, mas sim sua fidelidade ao Pai. Enquanto o povo se alegra com a chegada do Messias, os grandes, os poderosos e detentores da “sabedoria bíblica” preparam sua morte.

Entra em Jerusalém montado em um jumento, sinal de sua humildade e pobreza, pois os poderosos e importantes andavam em cavalos e não em burros e jumentos. É um detalhe do Evangelho que precisamos saber para reconhecer a grandeza da humildade de Cristo. O Menino Deus nasceu pobre em Belém e caminha para a morte na mesma pobreza, pois não tem nem onde reclinar sua cabeça. É sepultado em um túmulo que nem era seu. Será que somos mesmo capazes de compreender essa grandeza de Cristo, que não abraçou nem buscou a grandeza humana? Em tempos de holofotes, até mesmo na Igreja, temos de repensar nossas atitudes para vermos se elas se aproximam pelo menos um pouco de Cristo.

Estamos iniciando a Semana Santa 2023 e devemos estar dispostos a caminhar com o Cristo, em sua paixão e morte, para ressuscitarmos com Ele. Sim, a Liturgia nos faz realizar a experiência do amor infinito de Deus por nós, que se deu inteiramente a nós. Devemos, sim, mergulhar, com todo o nosso sentimento, no relato da paixão de Cristo, pois saberemos reconhecer novamente com quanto amor.

Ele nos amou e se entregou por nós. Uma das coisas mais duras em nosso tempo é a autossuficiência humana, que despreza o Senhor. Será que bastamos a nós mesmos e não precisamos mesmo de Deus? Será?

Não podemos esquecer o amor de Deus, como aqueles que saudaram o Cristo em sua chegada a Jerusalém, mas depois não tiveram escrúpulo em condená-lo à morte. Na paixão de Cristo, encerra-se todo o mistério do amor e da salvação da humanidade. Quantas precariedades humanas aparecem, no relato da paixão, e como transborda o amor de Cristo por nós. Nada precisamos comentar, basta mergulharmos de corpo e alma nesse relato, e compreenderemos com que amor somos amados. “Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor.”

Domingo de Ramos 2023

Parma – O afresco da entrada de Jesus em Jerusalém (Palm Sundy) em Duomo por Lattanzio Gambara (1567-1573).

Download do Cartaz para o Domingo de Ramos 2023 (Alta resolução – 300px):

Sugestões litúrgicas para a Missa do Domingo de Ramos 2023 – Ano A

— Na procissão de Ramos, levar uma faixa com os dizeres “Viva Jesus, nosso Rei!”

— Valorizar o símbolo de hoje, o ramo, a palma da vitória, à qual Cristo chegou pela cruz; nossa cruz de cada dia, levada com fé em Jesus, também nos fará vencedores.

— Hoje é o Dia D da Campanha da Fraternidade 2023. O momento apropriado para cada um entregar seu envelope é o ofertório, que deve ser bem solenizado. Na procissão, podem ser levados os materiais, subsídios e os baixados aqui (impressos) que serviram para a reflexão dos grupos durante a Campanha 2023.

— No fim da celebração, fazer um agradecimento carinhoso a todos que colaboraram na Campanha da Fraternidade 2023 e lembrar que a Campanha dura o ano todo.

Folhetos do Domingo de Ramos 2023 – 02/04/2023 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós