Reflexão e sugestão para o 5º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

Para: 26/03/2023

5º Domingo da Quaresma 2023

Ez 37,12-14; Sl 129; Rm 8,8-11; Jo 11,1-45

5º Domingo da Quaresma 2023

Ressurreição de Lázaro por Santi di Tito, Igreja Santa Maria Novella em Florença, Itália.

O 5º Domingo da Quaresma 2023 é um domingo litúrgico da Igreja que ocorre aproximadamente duas semanas antes da Páscoa 2023. Ele é um momento de reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo e a preparação para a celebração da Semana Santa 2023.

As leituras deste domingo incluem a história da ressurreição de Lázaro (João 11,1-45) e a carta de São Paulo aos Romanos (Romanos 8,8-11). Essas histórias enfatizam a esperança que temos em Cristo e a importância da fé e da crença na vida eterna.

A história da ressurreição de Lázaro mostra que, mesmo quando tudo parece perdido e sem esperança, Deus tem o poder de trazer vida do que está morto. Ela também nos lembra que Jesus é o “ressuscitador” e o caminho para a vida eterna.

A carta de São Paulo aos Romanos enfatiza que aqueles que estão em Cristo são guiados pelo Espírito Santo e têm vida eterna em Deus. Ela também nos encoraja a colocar nossa confiança em Deus e em Sua promessa de vida eterna.

O quinto domingo da Quaresma é uma oportunidade para refletir sobre nossa própria fé e crença na vida eterna, enquanto nos preparamos para a celebração da Semana Santa 2023 e da Páscoa 2023.

Estamos caminhando para o final do Tempo Litúrgico da Quaresma 2023. Mas a CF 2023 dura o ano todo. Neste domingo, a Palavra faz ressaltar a nossos olhos a VIDA como o dom gratuito de Deus. É isso que nos mostra o episódio de Lázaro, que Jesus fez voltar a viver.

A morte é uma realidade que está diante de nossos olhos todos os dias e, ao mesmo tempo, uma realidade inaceitável e que nos causa sempre estranheza. Certamente, vamos sempre perguntar: Por quê?

Jesus nos dá uma resposta, pois sentiu a morte de Lázaro, seu amigo, chorou como nós também choramos, sentiu de perto a tragédia da dor junto de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Ali Jesus mostrou para que veio ao mundo: para resgatar a vida em sua plenitude. Ele nos dá a vida que nos vem de junto de Deus. E isso é muito belo!

No Prefácio próprio da missa deste domingo, encontramos: “Verdadeiro homem como nós, Jesus chorou o amigo Lázaro; Deus, Senhor da vida, chamou-o do sepulcro. Hoje, estende a toda a humanidade sua misericórdia, e com seus sacramentos nos faz passar da morte para a vida”. Jesus é o Senhor que veio resgatar nossa vida. Cristo ao fazer-se Homem e morrer, depois ressuscitar dos mortos, confirma nossa certeza de que a vida vem somente dele.

Como cristãos precisamos prestar muita atenção no diálogo de Jesus com Marta e Maria. Elas manifestam a confiança no Cristo e confirmam que a ressurreição é a plenitude da vida: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Via Sacra 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Todo sofrimento, toda dor, insegurança e, até mesmo, a morte, não são mais sinais de abandono de Deus, muito pelo contrário, Ele sofre conosco, como Jesus sofreu com Marta e Maria. Nossa morte será inevitável, porém, se morremos esperando nele, então tudo será muito diferente. Como cristãos seríamos os mais miseráveis, se esperássemos o Cristo só para esta vida. Marta manifestou plenamente sua confiança no Cristo, aqui e depois.

Eis o ensinamento de Cristo: nossa fé nele nos ressuscita da morte. Ele ressuscitou para o primeiro, o primogénito dos ressuscitados, dos que nele esperam. Ninguém melhor que o apóstolo Paulo para sintetizar nosso pensamento em Cristo, Senhor ressuscitado: “Se o espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio de seu Espírito que mora em vós”. Só no Senhor encontramos a plenitude da vida.

Sugestões litúrgicas para o 5º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A

— Na procissão de entrada, mostrar para um lado e para o outro o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023.

— Rezar como Oração do Dia o texto alternativo: “Eterno Pai, vossa glória é o homem vivo; vós que manifestastes vossa compaixão nas lágrimas de Jesus pelo amigo Lázaro, olhai hoje para a aflição da Igreja, que chora e reza por seus filhos mortos, por causa do pecado, e com a força do vosso Espírito chamai-os para a vida nova. Por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo”.

— Antes do Evangelho, fazer uma alegre procissão, com a Bíblia e um cartaz com a frase: “Cristo venceu a morte!

— Destacar a Oração pelos Mortos antes do Pai-Nosso: para quem tem fé, morrer é adormecer, a morte é um sono, o cemitério é um dormitório e a ressurreição é um despertar para a vida sem-fim.

— Avisar o povo que, no próximo domingo, é o dia de levar a oferta para a Campanha da Fraternidade 2023.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Senhor, eis aqui
Aclamação: Louvor e Glória
Oferendas: O Vosso Coração
Comunhão: Eu vi para que todos tenham vida

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 5º Domingo da Quaresma 2023 – Ano A

Músicas para o 5º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A:

Folhetos do 5º Domingo da Quaresma 2023 do Ano A – 26/03/2023 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2023

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós