SAV prepara série de vídeos de testemunhos vocacionais

 Em parceria com a Animação Bíblico Catequética, o Serviço de Animação Vocacional promoverá também uma live celebrativa no dia 31 de agosto de 2021.

Testemunhos vocacionais

Já são 30 anos de celebração do Mês Vocacional pela Igreja no Brasil. Desde 1981, agosto se tornou o mês especial para rezar pelas vocações onde, em cada domingo, lembramos de uma vocação específica: ministério ordenados (diáconos, padres e bispos), cristãos leigos e leigas unidos pelo matrimônio, vida religiosa consagrada, todos os cristãos leigos e catequistas. Este ano, a proposta para o mês vocacional é refletir o tema Cristo nos salva e nos envia e o lema Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna (Jo 5, 24).

No Rio Grande do Sul, para melhor celebrar este mês, o Serviço de Animação Vocacional Regional lança no domingo, dia 1º, uma série de vídeos testemunhais, denominada Minha Vocação. A proposta contempla a partilha vocacional de irmãs e irmãos consagrados, cristãos leigos e leigas e padres de todo o Estado e será divulgada no Canal do YouTube da CNBB Sul 3.

O padre Gabriel Zucki Bagatini, coordenador do SAV no Regional Sul 3, explica que durante o mês serão partilhados testemunhos vocacionais de pessoas que assumiram o chamado de Deus em suas vidas. “Muitas vocações específicas serão contempladas, e o destaque será dado aos catequistas, que assumiram a vocação de cristãs e cristãos leigos. São homens e mulheres de nossas dioceses gaúchas que oferecem às nossas crianças e jovens amor, atenção e testemunho de Jesus Cristo”, acrescenta ele.

O coordenador lembra também que esta vocação, tão viva em nossas comunidades, foi instituída Ministério pelo Papa Francisco, em maio desse ano, pelo Motu próprio Antiquum ministerium. Na carta, o Papa afirma:

Sem diminuir em nada a missão própria do Bispo – de ser o primeiro Catequista na sua diocese, juntamente com o presbitério que partilha com ele a mesma solicitude pastoral – nem a responsabilidade peculiar dos pais relativamente à formação cristã dos seus filhos, é necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude do seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese.

E por esse documento, o papa institui: “Assim, depois de ter ponderado todos os aspetos, em virtude da autoridade apostólica, instituo o ministério laical de Catequista.”

Vocação Presbiteral

Para abrir a série dos testemunhos vocacionais, o primeiro vídeo apresentará o testemunho do padre Gabriel Zucki Bagatini, coordenador do Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3. O vídeo, que será lançado no domingo, dia 1º, quer também celebrar a vocação presbiteral, lembrada neste primeiro domingo do mês.

Na sequência, durante a semana, você poderá acompanhar os testemunhos da irmã Ir. Liane Terezinha Berres, da Congregação das Filhas do Amor Divino e da catequista Maria Piccinini, da Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

Celebração do Dia do Catequista

Para celebrar a vocação dos catequistas, o Serviço de Animação Vocacional e a Animação Bíblico-Catequética Regional, promovem no dia 31 de agosto, às 19h30min, a live A vocação e o Ministério dos Catequistas.

A live será transmitida pelas redes sociais do Regional Sul 3 da CNBB e contará com a assessoria do padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Os materiais / subsídios para o Mês Vocacional 2021

 

CNBB Sul 3 / Portal Kairós