Reflexão e sugestão para a Missa do 4° Domingo do Advento 2022 do Ano A

Para o Domingo: 18/12/2022

4° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Is 7,10-14; Sl 23; Rm1,1-7; Mt 1,18-24

4° Domingo do Advento 2022

A medida que diminuem os dias e aproxima-se o Natal do Senhor 2022, vamos sentindo bem de perto o quanto a Palavra nos conduz para dentro do mistério redentor. Ainda mais, uma imensa alegria vai nos contagiando, mudando ambientes de nossa convivência social e familiar. Há sempre algo misterioso e contagiante entre nós. As pessoas mudam suas atitudes, seus rostos ficam diferentes, suas atitudes são mais carregadas de paz…

Deus revela seu mistério de amor a José, que compreende o que até então não havia compreendido, pois estava cheio de desconfiança. Uma vez conhecendo o plano salvífico do Pai, responde generosamente seu sim, como Maria. Seu silêncio é profundamente carregado de plena comunicação dos que acolhem Deus em sua vida e cumprem sua vontade. Belo José, homem de Deus, que o escolheu como guardião de sua casa!

Agora a revelação é uma pessoa, que se chama Jesus Cristo. Ele é o Emanuel, o Deus-conosco. Ele vem ao encontro de nossa humanidade para nos oferecer a salvação.

O profeta Isaías anuncia um sinal que, para entendê-lo e acolhê-lo, só é possível na sinceridade de coração e na humildade- Fala que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.

O Evangelho nos fala do grande acontecimento. Como pode um Deus nascer entre nós? Como pode um Deus se preocupar com os homens e as mulheres? Só um Deus que deseja ser um conosco, só um Deus que deseja ser Deus-conosco, por isso nos faz uma proposta de redenção. O Evangelho nos convida a acolher sua proposta. Esse é o caminho que nos conduz à vida e à salvação. Porém, somente na fé, poder-se-á acolhê-lo, e não por causa de privilégios ou semelhantes.

José pensa abandonar Maria em segredo, para não difamá-la, mas o Senhor intervém, e ele compreende o que se passa com Maria. Abraça esse desígnio divino e com Maria é instrumento de incalculável importância para a realização do plano divino: a salvação em Cristo.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

O Anjo Gabriel se dirige a José e lhe pede que aceite Maria, que se coloque um nome na criança – Jesus: aquele que salva! José é da origem davídica, e assim dará origem humana a Jesus, ou seja. Ele será o “Filho de Davi”. Como Maria, José é extremamente obediente a Deus, por isso são fiéis colaboradores para que a redenção chegue até os confins da terra e a cada coração humano.

Diante da atitude de José, perguntamo-nos: Somos capazes de acolher a vontade de Deus, de sermos disponíveis e obedientes à realização divina? Tomemos nossa decisão de servir mais generosamente ao Senhor.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 4° Domingo do Advento 2022 – Ano A

O que se passa na cabeça e no coração de um casal enquanto aguarda o nascimento da criança? O que se passa na cabeça e no coração do casal que deseja ter um filho e não consegue por motivos de saúde? E o casal que parte para a adoção, mesmo diante das dificuldades dos processos judiciais? Somente cada um deles poderá dizer! José fica em silêncio diante da gravidez de Maria. Deus, porém, intervém e lhe revela seu plano de amor: “Não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus…” É o mistério da vida que se faz presente no mundo. É o mistério do amor do Pai tocando profundamente cada um de nós. Acolher aquele que vem depende de cada um de nós.

— Na procissão de entrada, podem entrar duas ou três mulheres grávidas. Antes da saudação inicial, elas poderão acender a 4º vela do Advento (que poderá ser trazida por elas na procissão). O Animador poderá dizer curtas palavras, explicando tal gesto litúrgico: a vida que se aproxima de nós, a vida que é Deus, seu amor. A vida que é luz!

— Cantar as respostas das preces comunitárias.

— O sacerdote poderá dar a bênção para todas as mamães, principalmente as grávidas, no momento da bênção final.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Vigiai, eu vos digo
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A Nossa oferta
Comunhão: O Senhor fez

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração  – 4° Domingo do Advento 2022 – Ano A

Músicas para a Missa do 4° Domingo do Advento 2022 – Ano A:

Folhetos do 4° Domingo do Advento 2022 – 18/12/2022 para imprimir:

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Cartão de Natal Católico 2022 – 10 modelos (imagens):

Novena de Natal de Aparecida 2022:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós