25 de dezembro – Solenidade do Natal do Senhor 2022 (Dia)

Solenidade do Natal do Senhor 2022

A liturgia deste dia nos convida a nos alegrarmos e exultarmos pelo nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele é a Palavra eterna do Pai que veio morar conosco e iluminar o mundo com seu amor e sua paz. Por meio dele, Deus se faz presente entre nós para nos ensinar a nos amarmos uns aos outros como seus filhos e filhas.

Com o nascimento de Jesus, Deus se fez pequeno para aproximar-se dos pequenos e humildes.

Solenidade do Natal do Senhor 2022

Acolher o Dom da encarnação do Senhor

O livro do Gênesis se inicia dizendo: “No princípio, Deus criou”, e o Evangelho segundo João repete a mesma fórmula: “No princípio, era a Palavra”. Isso significa que, com a vinda de Jesus, tem início nova humanidade. No princípio da criação, a Palavra já existia junto de Deus e era o próprio Deus. Era com ela que Deus criava. A maneira pela qual ela se mostra visível aos seres humanos é tornando-se um deles, fazendo-se carne. Palavra que não só se ouve, mas também se vê.

Jesus é essa Palavra encarnada e o autêntico mediador entre Deus, seu Pai, e a humanidade. Ele é o verdadeiro comunicador da verdade que brota do coração de Deus. A Palavra estava junto de Deus, mas foi enviada para morar no meio da humanidade. Jesus é a plena realização do projeto divino. Pelo fato de tornar-se humano, carne, Deus participa da fragilidade humana e entende nossas fraquezas.

Jesus veio habitar entre nós para ficar sempre conosco e revelar o rosto de Deus. Já não há distância entre nós e Deus, e também já não precisamos de outras mediações para chegar a ele, que nos convida a abrir o coração para acolhê-lo.

Jesus é a luz que ilumina nossos caminhos rumo ao Pai celeste. Ele veio para resgatar o ser humano do poder das trevas e reconduzi-lo à luz, mediante uma nova vida. Nem todos, porém, se dispõem a aceitar esse dom. A aceitação de Jesus de Nazaré como encarnação da Palavra oferece a cada um de nós a oportunidade de experimentar a certeza de sermos filhos e filhas de Deus.

Celebrar o Natal é celebrar o grande amor de Deus pela humanidade. Deus se tornou gente como a gente ao se revelar plenamente em Jesus. O humano e o divino uniram-se para sempre. Naquela criança frágil na manjedoura de Belém, ali estava Deus. Ele se faz presente no rosto sofrido de cada criança abandonada e faminta e no íntimo de cada ser humano. Quem quiser conhecer a Deus basta conhecer Jesus de Nazaré. Deus não se encontra no além e acima de todos, mas está entre nós, partilhando conosco alegrias e esperanças.

 

Padre Nilo Luza, ssp / Portal Kairós