Reflexão e sugestão para a Solenidade do Natal do Senhor 2022 do Ano A

Para o Domingo: 25/12/2022

Natal do Senhor 2022 – Ano A

Missa da noite: Is 9,1-6; Sl 95; Tt 2,11-14; Lc 2,1-14
Missa do dia: Is 52,7-10; Sl 97; Hb1,1-6; Jo1,1-18 ou Jo 1,1-5.9-14

Natal do Senhor 2022 do Ano A

Celebramos o mais profundo mistério de nossa fé: Deus veio morar entre nós, Deus se dignou se aproximar de nossa frágil e volúvel humanidade, Deus quis se fazer um de nós. Qual é seu nome? “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz”.

É preciso contemplar o amor de Deus, manifestado a nós em uma Pessoa, cujo nome é Jesus Cristo. Nele estão a vida, em plenitude, a salvação. Jesus nasceu da Virgem Maria, que foi concebida pelo Espírito Santo, pois foi assim que Deus Pai quis nos mostrar seu amor e sua salvação. Ele poderia ter escolhido outro modo de nos manifestar seu amor salvífico, mas escolheu o jeito humano para que compreendêssemos a magnitude de sua bondade, de seu amor.

Ele é a Palavra, que se fez carne, fez-se pessoa, para nos resgatar e nos fazer filhos dignos de Deus. Seu projeto, que é realçado em sua Palavra, está diante de nós. Ele espera e deseja que sejamos homens novos, e reavivemos em nós a relação com nosso Deus e Pai, relações mais amorosas e agradecidas.

O Emanuel, o Deus Conosco, é o Filho de Deus, que veio realizar todas as promessas do Pai e nos levar à plenitude da vida. Por isso quando estamos diante de um presépio, com toda a sua apoteose e beleza, não estamos diante de um fato que seja meramente histórico. É histórico também, pois Jesus nasceu entre nós, naquele dia, em Belém. Mas, ao nos aproximarmos do presépio, estamos nos aproximando do mistério encarnado do Filho de Deus, Amor vivo, Amor salvífico: Jesus! Assim compreendiam e viviam as Primeiras Comunidades cristãs.

É preciso viver o Natal a cada ano e, como quem nada sabe, admirar a grandeza simples e humilde de Deus, que quis encarnar-se entre nós. O mistério do nascimento de Cristo torna-se palpável, pois é uma Pessoa. É o que nos lembra a Carta a Timóteo 3,4: “Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e seu amor para com os homens”. Essa bondade divina se torna visível em Jesus, que assumiu nossa condição humana, menos o pecado; assumiu nossa fragilidade.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Natal do Senhor 2022 do Ano AOutro momento importante da encarnação desse mistério salvífico é que Deus se fez próximo de nós. Aproximou-se ao extremo, fazendo-se criança entre nós. Por isso, é muito triste ver a rejeição de Cristo, tanto ontem quanto em nossos dias: “Veio para o que era seu, e os seus não o acolheram” (Jo1,11).

Diante de nós, está a oportunidade que Deus nos dá de contemplar de novo o mistério da encarnação de Cristo. Ele é nosso Salvador, o Verbo eterno, que veio para nos elevar à plenitude da vida. Humildemente, acolhamos esse amor eterno manifestado entre nós, para nosso bem e nossa salvação.

Sugestões litúrgicas para a Solenidade do Natal do Senhor 2022 do Ano A

A vida fez-se plenitude entre nós. Uma criança nasceu silenciosa em um presépio, em uma cidade chamada Belém. O amor grande e sem-fim fez-se pequeno, humilde e simples. A primeira visita não foi a dos poderosos, nem a dos reis, nem dos maiores detentores de poder. Foi a dos humildes pastores. Os simples sabem perceber e compreender os sinais dos mistérios de amor. A luz bendita, que iluminou o mundo, não veio dos palácios, mas de uma manjedoura. Esta é uma noite de júbilo para todos os que creem e deixam que o Deus da vida tome parte em sua vida. Os orgulhosos não entendem isso, nem são capazes de celebrar tal grandeza.

— Natal é festa da luz. A procissão de entrada poderá ser feita só à luz da vela por todos os participantes. O povo também poderá tê-las, se for conveniente ao local.

— Antes do anúncio do evangelho, durante o canto de aclamação, poderá entrar o Círio pascal, que liga o Natal à Páscoa de Cristo. Uma jovem vestida de branco poderá dizer, quando o Círio chegar ao altar: “Uma luz brilhou nas trevas. Um filho nos foi dado. Hoje nasceu para nós o Salvador”. O Círio deverá ser colocado em lugar próprio no altar.

— O Abraço da Paz poderá ser no final quando todos se saudarem alegremente na fé.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Reis e Nações (Noite) / Nasceu-nos hoje (Dia)
Aclamação: Aleluia! Eu vos trago
Oferendas: Cristãos, vinde
Comunhão: Da Cepa brotou (Noite) / A luz resplandeceu (Dia)

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Natal do Senhor 2022 – Ano A (Noite)

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Natal do Senhor 2022 – Ano A (Dia)

Músicas para a Solenidade do Natal do Senhor 2022 do Ano A (Noite):

Músicas para a Solenidade do Natal do Senhor 2022 do Ano A (Dia):

Folhetos da Solenidade do Natal do Senhor – 24/12/2021 para imprimir (Noite):

Folhetos da Solenidade do Natal do Senhor – 25/12/2022 para imprimir (Dia):

 

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Cartão de Natal Católico 2022 – 10 modelos (imagens):

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós