4º dia da Novena da Padroeira 2025

4º Dia – Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!

06/10/2025 (Segunda)
Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida
03 a 12 de outubro de 2025

Santuário Nacional em Aparecida – SP

06h – Toque dos sinos
06h45 – Missa
09h – Missa
10h30 – Missa
12h – Missa
14h30 – Acolhida no Altar Central
15h – Novena da tarde
16h30 – Missa
18h30 – Acolhida no Altar Central
19h – Novena Solene

Pregador: Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, Bispo de Bom Jesus da Lapa – BA

Novena da Padroeira 2025Acompanhe o 4º dia da Novena da Padroeira 2025

01 – Saudação inicial

P.: Senhora Aparecida, revesti-nos da força do céu, do amor que nos renova, reconcilia-nos e nos perdoa. Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.
P.: Convosco, ó Maria, caminhamos felizes, pois caminhamos na certeza de encontrar Jesus, Filho eterno do Pai, que veio para nos amar, perdoar e nos reconciliar. Felizes os que nele se inspiram para viver e agir.
— Fazei-nos, ó Mãe querida, um povo de reconciliados, uma Igreja viva e comprometida na verdade de Cristo.
P.: Afastai-nos das agressividades que nos entristecem e causam divisão. Ajudai-nos, ó Mãe, a ter um coração acolhedor, mais misericordioso e mais para o amor do Senhor, que nos reconcilia e nos traz a vida e a paz.
— Ó Mãe, fazei-nos caminhar, cada dia, iluminados por Jesus, nossa luz, nossa vida e nosso amor sem-fim. Amém.

02 – Acolhendo a Senhora Aparecida

(Entronização da Imagem da Senhora Aparecida – Incensação – Silêncio orante – Na sequência, reza-se e canta-se)

P.: Senhora e Mãe bendita, a extrema força do amor de vosso Filho é o perdão e a reconciliação. Vós mesma o vistes dizer do alto da Cruz: “Pai, perdoai-lhes”. Confiamos na misericórdia de vosso Filho. Ajudai-nos, ó Mãe, caminhar com Ele sem cessar.

— Ó Virgem e Senhora Aparecida,

Maria, clamamos a vós!
— dos pobres sois Mãe bendita,
— dos fracos sois a fortaleza.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Mãe, que o perdão nos traga a paz,
Maria, clamamos a vós!
— e o amor vença o ódio e o rancor,
— e sejamos os filhos da luz.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

— Ó Mãe rogai pela humanidade,
Maria, clamamos a vós!
— e ela caminhe na verdade
— de Cristo, vosso Filho e nosso Irmão.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Maria, a reconciliação com o Pai, que vosso Jesus nos trouxe, é decisiva em nossa vida. Sem reconciliação não há vida, não há paz. O perdão cura nossas feridas e reconstrói os laços rompidos pela maldade humana, infelizmente, ainda presente no meio de nós. Quem não perdoa não ama, e quem ama será feliz todos os dias.

— Fazei-nos, ó Mãe, fortes na fé e alegres na esperança, pois, em vosso Filho, temos a vida, o perdão e a paz. Amém.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Músicas da Novena da Padroeira 2025:

4º dia da Novena da Padroeira 2025

03 – Testemunho Missionário

Desde que Jesus, antes de dar o último suspiro, ainda teve forças para suplicar: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”, o perdão e a reconciliação tornaram-se um desafio cristão para romper as separações dolorosas, as injustiças sofridas, o ódio e a vingança. Seu João tinha se casado com uma bela mulher. Viveram felizes por muitos anos, geraram 4 filhos, um depois do outro, e a vida da família corria tranquilamente. Contudo, um dia, ele voltou do trabalho e não encontrou a esposa em casa. Ela se apaixonou por outro jovem, abandonou os filhos, ainda crianças, e desapareceu, sem deixar endereço.

Bom cristão, seu João, mesmo amargurado pela dor, não se desesperou nem pensou em violência. Permaneceu sozinho e dedicou-se inteiramente a seus filhos. Os filhos foram crescendo e se formando, sem notícias da mãe. Os anos foram passando e, um dia, ficou sabendo que sua mulher estava muito doente e estava sozinha, abandonada pelo companheiro. Mesmo sem a aprovação dos filhos, ele saiu em busca de sua mulher, trouxe-a para casa e cuidou dela por bastante tempo, até sua morte. Seu gesto de amor e de perdão fez com que toda a família se reconciliasse, e seu exemplo de misericórdia causou admiração em todos os que conheciam aquele caso. Será que nossos dias abraçam a reconciliação?

(Após o Testemunho, canta-se o refrão)

— Eu canto louvando Maria, minha Mãe! A ela um eterno obrigado eu direi! Maria foi quem me ensinou a viver! Maria foi quem me ensinou a sofrer!

04 – A Palavra do Senhor

— Cântico à Palavra de Deus
— Anúncio –Cristo nos reconcilia – 2Cor 5,17-20

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
17Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas passaram e surgiram novas.
18E tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação.
19Pois era Deus que, em Cristo, estava reconciliando o mundo consigo, não levando mais em conta as culpas dos homens e colocando em nossos lábios a mensagem da reconciliação.
20Somos, portanto, embaixadores de Cristo, e é como se Deus exortasse por meio de nós.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

(Mensagem de Esperança)

05 – Prece Mariana

L.: Maria, quanto amor recebemos, cada dia, pois o perdão é amor sem-fim, que não podemos contar ou medir. Reconciliar-se é a maior força de alegria e de paz que podemos ter entre nós. Por isso vosso Filho Jesus veio nos ensinar que não há limite para o perdão, pois o amor não pode ser medido. Dentre os pequenos e grandes gestos de amor, ele é infinito.
— Bem-aventurados os reconciliados, pois descobriram seu lugar no coração do Deus da vida e do perdão.
L.: Ajudai-nos, Maria, a repetir sem cessar a atitude do perdão e da reconciliação, até se tornar um hábito de nosso coração, até que seja o olhar costumeiro e altaneiro de quem só quer amar. Não há medida para o amor, pois ele nos reveste das coisas do céu, da eternidade em nossa temporalidade.
— Maria, convosco andamos no caminho do Reino, fazendo da vida uma oblação de amor e de perdão. Amém.

(Procissão da Caridade. Terminada a Procissão, o Presidente reza)

P: Oremos: Ó Maria, quando partilhamos a vida e os dons, somos tocados no coração pela verdade de Cristo, pois Ele nos ensinou irmos para longe, bem longe, com o coração alargado por seu amor e seu perdão. Obrigado, Maria, por nos ensinardes repartir a vida e o pão e viver reconciliados com os irmãos.
— Sejam benditos os que partilham, pois aprenderam com Deus, que nos ama e reparte seu amor. Amém.

06 – Alimentados por Jesus

(Bênção de Jesus sacramentado)

(Entronização, Exposição e Adoração ao Santíssimo — Diante do Santíssimo Sacramento, reza-se)

L.:Senhor da Vida, somos peregrinos sedentos de vós, do Absoluto, pois em vós encontramos o alento de que precisamos, e vossa misericórdia e bondade são infinitas. A vós nosso louvor, nosso amor.
— Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.
L.:Senhor da Vida, buscamos a Terra prometida de vosso Reino. Precisamos de vossa reconciliação, pois o cansaço e o desânimo parecem ter mais força em nós do que vós. Porque confiamos e esperamos em vós, nós vos louvamos, Senhor.
— Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.
L.:Senhor da Vida, somos vosso povo, povo de pobres e de ricos, de bispos e leigos, de santos e pecadores, de Igreja sinodal. Tornai-nos capazes de sermos bem- aventurados da misericórdia, da reconciliação. A vós nosso louvor, nosso amor.
— Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.
L.:Senhor da Vida, desejamos ser portadores da esperança em nosso mundo carrancudo, por causa das ambições e vaidades inúteis. Buscamos a vida de comunhão e esperamos ser mais ousados, como Igreja e como irmãos. A vós nosso louvor, nosso amor.
— Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz. Amém.

Bênção do Santíssimo
(Cântico “Tão Sublime” )

07 – Consagrados a Maria

(Consagração)

P.:Maria, Aparecida das águas e em nosso coração, vossa presença materna e tão terna nos traz alegria e nos plenifica de esperança. Vós sois a bendita entre todas as mulheres em toda a terra. Vós sois a criatura mais bela que já existiu. Dai-nos um pouquinho de vossos dons, para que sejamos melhores e tenhamos mais docilidade no coração.
— Ó Maria, a vós estendemos nossa vida, pois, junto de vós, encontramos o abrigo de que precisamos. Amém.

(Consagração a Nossa Senhora)

— Agradecimentos

08 – Oferta das Flores

P.: Maria, como desejaria ser como a abelha, que beija com tanta singeleza o coração da flor, pois sabe da ternura nascida das mãos do Criador. Nós desejamos, ó Senhora, ser a beleza da flor, com gestos de reconciliação e de perdão. Quantos jardins floridos

teríamos, se fôssemos, verdadeiramente, um povo de reconciliados. Ajudai-nos a realizar esse nosso desejo.
— Aceitai-nos, ó Mãe, pois nosso gesto de vos oferecer flores significa que queremos vencer nossas dores e viver na esperança. Amém.

09 – Chamados à Missão

P.: O Espírito Santo, que derramou sobre vós seu amor transformador e pleno de esperança, conduza-vos nos caminhos da vida e vos conceda a paz.
— Amém. Assim seja.
P.: O amor de Deus, que foi derramado com abundância em vosso coração, traga-vos a certeza de que Ele vos toma em suas mãos e vos guia, com ternura, nos caminhos da concórdia e da vida.
— Amém. Assim seja.
P.: O Senhor estenda sobre vós suas mãos divinas e vos guarde, agora e sempre. Permaneçamos na fé, unidos ao Senhor, Deus e Homem verdadeiros, e na proteção da Senhora Aparecida.
— Amém. Amém. Amém.

(Homenagem do povo – Entrega das Flores)

Hino de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil 2025:

 

 

A12 / Portal Kairós