4º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2021
Dias 13, 14, 15, 16, 17 e  20, 21, 22 e 23/12/2021

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

4º dia da Novena de Natal 2021

A vida da Família, A “Sala da Catequese”

4º dia da Novena de Natal 2021
01 – Caminhando no Senhor

Antífona: Abri, Senhor, nossos lábios e o coração, e que não haja mais tristeza ou amargura, e nossa família tenha a força da união!

— Reunidos para celebrar a vida de nossa Família e a comunhão de irmãos, invoquemos a Santíssima Trindade:
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Juntos na “Sala de Estar, Sala da Catequese”, para podermos conversar e nos encontrar como família, como irmãos e aprender os valores de nossa vida familiar.
— Esses valores não vão passar, pois são de Deus e vão nos libertar e nos fazer viver em paz.
— E assim, reunidos com todo amor e respeito, pais e filhos, podemos experimentar o quanto é importante o amor na Família, na sociedade e em cada lugar.
— Sem a “sala da catequese”, que é nossa casa, nosso lar, é impossível viver a gratuidade do amor, que ama sem nada esperar. Amém.

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus Senhor, aclamai-o com fé e amor!

Símbolo: Bíblia Sagrada, trazida por uma criança, um jovem, um casal (preparar uma mesa para se colocar a Bíblia; se possível, colocar cadeiras para se sentarem em volta da Bíblia).

02 – Louvor da Família

— Bendita seja a Família que teme ao Senhor e anda em seus caminhos, pois irá encontrar a vida, encontrar a paz.
— Ó Família bendita, berço da vida, embalo do sonho de um mundo de paz.
— Triste o abandono de quem de Deus se esqueceu e aquele que da vida familiar não quer mais participar, não deixando Deus ter ali seu lugar.
— É bonita a Família que sabe conversar, dialogar e se encontrar com alegria “na catequese do lar”.
— Haverá felicidade, e serão abençoados os pais e os filhos, dia após dia, pois o céu começa quando se tem amor sem véu.
— Pais e filhos, e quem mais aqui mora, sentirão a alegria do céu aqui na terra.
— Vamos fazer de nossa Família a Belém da manjedoura, do Menino Deus, vendo a vida renascer e a esperança de novo brotar, como rebentos de oliveira.
— Nada há o que nos separe dessa fiel irmandade, pois estamos unidos no amor e na lealdade, iguais aos da Trindade. Amém.

Apresentando o Advento e Natal 2021

Apresentando a Novena de Natal 2021

3º dia da Novena de Natal 2021 do Santuário de Aparecida

Novena da Natal 2021 de Aparecida em pdf:

03 – A Palavra nos une

Assine nosso Canal no YouTube!

— Na Igreja Doméstica, escola do aprendizado do amor, a catequese nos vem lembrar os primeiros cristãos, que eram fraternos e viviam na força da união.
— É na “na sala da catequese do lar” que aprendemos a acalentar a paz e os valores que jamais irão passar. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)

— Palavra de Deus — Dt 6,20-25
20Amanhã, quando teu filho te perguntar: ‘Que significam estas instruções, estas leis e estes costumes que o Senhor, nosso Deus, prescreveu-vos?’ 21Responderás a teu filho: ‘Éramos escravos do faraó no Egito, mas o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa. 22O Senhor realizou, diante de nossos olhos, sinais e prodígios grandes e terríveis para o Egito, para o faraó e toda a sua casa. 23Tirou-nos de lá para nos conduzir e nos dar a terra que havia jurado a nossos pais. 24O Senhor nos mandou praticar todas estas leis e temer a nosso Deus, para sermos sempre felizes e para ele nos conservar em vida, como fez até agora. 25Esta será nossa justiça: observar e praticar todos estes preceitos diante do Senhor, nosso Deus, como ele nos prescreveu’”. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

(Após a reflexão, feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; em seguida, canta-se a “Ladainha do Advento”)

04 – Ele está chegando

(Ladainha do Advento)

— Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!
— Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!
— Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!
— Voz dos profetas! Aleluia! Ó Esperado! Maranatha!
— Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!
— Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!
— Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha!
— Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!

05 – Preces da Família do 4º dia da Novena de Natal 2021

— Senhor Deus, vós que instituístes a Família, já no início da História da Salvação, firmai nossos passos no caminho da redenção, e escutai nossa oração.
— Dai-nos, Senhor, o pão de cada dia, que nos traz paz e alegria!
1. QUANDO tivermos de enfrentar muitas dificuldades e o alento fugir de nossas mãos…
2. QUANDO tudo parecer não ter mais solução e a tristeza ocupar nosso coração…
3. QUANDO olhais com bondade para as Famílias que no esforço de cada dia procuram viver a união…
4. QUANDO fazeis de nossa casa a Casa de Belém e de Nazaré, pois assim podemos viver a fé e tornar vivo o querer divino…

— Educados na esperança, no meio de nossa casa, no coração da Família, rezemos confiantes: Pai nosso…
— Todo dia, ó Senhor, nosso Deus, podemos aprender na “sala de Belém ou de Nazaré” as mais belas e encantadoras “melodias” de vosso Reino. Ajudai-nos, por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

06 – Minha Família, minha Vida, minha Paz

— Há muitas Famílias, ó Senhor, que labutam na vida e no cuidado dos filhos
— e ainda encontram tempo para dialogar na “sala da vida”.
— Assim juntos, unidos na mesma fé, partilham a vida e encontram o caminho da paz.
— Por isso, veem nascer a força da união e da esperança, entre os filhos e seus pais.
— E, mesmo sabendo que há diferenças, pois jamais são todos iguais, haverá lugar para dialogar e se encontrar.
— Seja o amor a força transformadora, de que tanto precisamos em nossas Famílias. Amém.

VIVÊNCIA: Amor que transforma: O Gilmar e a Carmen são um casal bastante equilibrado e são cúmplices no cuidado da vida deles e da família, principalmente dos filhos. Cuidam disso com amor, mas, como sempre, há dificuldades que sempre surgem. Estavam caindo em uma rotina e não tinham percebido que isso estava esfriando as coisas em casa. Veio a pandemia e, morando em uma cidade grande, isso os obrigou a permanecerem mais tempo juntos. Então perceberam que estavam tudo fazendo de modo rotineiro. Os filhos recebiam ordens, mas não tinham espaço para diálogo com eles, e os dois não reservavam tempo só para eles. Foi aí que ele disse: “A pandemia foi uma bênção para nós”.
Por que será que o Gilmar disse isso? Cuidemos da “sala da catequese” em nossa casa!

07 – Revigorados no Senhor

(Bênção – Envio)

— Ó Deus da ternura, vós estendeis sobre nós, como asas de águia, vossa paz, vossa bondade e misericórdia.
— Amém.
— Vós, ó Maria, que, em vossa pobre casa de Nazaré, ensinastes a Jesus, despertai nossas Famílias para a educação do amor, do diálogo sincero e do respeito autêntico, como vós os tivestes em vossa Família.
— Amém.
— Senhor Deus, unidos a Maria e José, damos a vós nossa gratidão e, por vosso amor, pedimos que nos deis vossa bênção:
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
— Amemos nossa Família e continuemos unidos na “sala da vida, na sala da catequese, do amor e da união”. Vamos em paz, cheios da paz, e passemos adiante essa paz, e o Senhor nos acompanhe.
— Amém! Assim seja!

4º dia da Novena de Natal 2021 reflexão:

Como está a sala da catequese na sua família?

Neste quarto dia da novena somos convidados a refletir como está o diálogo, o respeito, o carinho e principalmente o exemplo dentro da nossa casa. Estamos cuidando para sermos bons exemplos para as nossas crianças?

Para te ajudar a preparar o coração para a oração da Novena neste quarto dia, o missionário redentorista, padre José Ulysses da Silva traz alguns pontos importantes para o seu crescimento espiritual.

 

Acompanhe a Novena de Natal do Santuário de Aparecida nos dias 13, 14, 15, 16, 17 e 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 19h, direto da Basílica Histórica. Assista no Aparecida ao Vivo, TV Aparecida ou Youtube do Santuário Nacional.

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós