6º dia da Novena de Pentecostes 2024

14/05/2024 – 19h na TV Aparecida
6º dia da Novena de Pentecostes 2024

INSPIRADOS NA UNIDADE DA TRINDADE

6º dia da Novena de Pentecostes 2024

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

– O Espírito do Senhor encheu todo o universo. Vamos adorá-lo com alegria: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Senhor, vós nos chamais para evangelizar e nos dais vosso Espírito para nos guiar.
– Fazei de nós, Senhor, o que vos parecer melhor, pois nos colocamos à vossa inteira disposição! Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

– Lâmpada que ilumina nossos pensamentos e nossas atitudes é o Espírito Santo, que perscruta o coração de Deus.
– Divino Espírito de amor, luz dos corações, afastai-nos da escuridão que o mundo nos propõe. Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
(Acende-se a sexta vela, enquanto se canta:)
1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

– A chama que crepita no nosso íntimo é o poder do Espírito Santo que abre nosso entendimento ao significado mais amplo de toda a Revelação.
– Nada podemos compreender, Divino Pai dos pobres, se vós não nos iluminardes. Amém.

Um versículo para cada dia do ano de 2024

04 – FALOU PELOS PROFETAS

Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Mt 20,20-28)

Então aproximou-se dele a mulher de Zebedeu, com os filhos, e se ajoelhou para fazer-lhe um pedido. “Que queres?”, perguntou Jesus. Ela lhe respondeu: “Ordena que, em teu Reino, esses meus dois filhos se assentem um a tua direita e outro a tua esquerda!” “Não sabeis o que estais pedindo”, disse Jesus. “Sois capazes de beber o cálice que vou beber?” “Somos”, responderam. E Jesus disse: “Meu cálice bebereis, mas sentar-se a minha direita e a minha esquerda não compete a mim concedê-lo; esses lugares são daqueles para os quais meu Pai os preparou”. Os outros dez, que tudo ouviram, indignaram-se contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e que os grandes as tiranizam. Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja vosso escravo. É assim que o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão”.
Reflexão

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM

– Nossa Igreja vivenciou momentos de contendas e desentendimentos desde os seus primórdios, e todas as vezes que isso acontecia, ela sangrava e sofria.
– Espírito Santo de Deus, derramai sobre nós a humildade e a afabilidade para que lutemos contra a horrorosa divisão entre grupos de dentro da Igreja.
– O desejo de Jesus, nosso Senhor, é que a unidade e a paz reinem entre os membros de sua Santa Igreja, e assim ela possa ser a expressão viva da essência da Trindade aqui na terra.
– Destruamos os focos de farisaísmo que existem em nosso coração, pois foram essas atitudes intolerantes e prepotentes que colocaram nosso Senhor no alto da Cruz. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS

– A Igreja vive na unidade; é Santa, Católica e Apostólica. Vamos apresentar ao Pai os pedidos que brotam do coração da Igreja. Rezemos:
– Senhor, ajudai-nos a alcançar a unidade e a paz!
1. Senhor, o vosso coração uno e trino derrama sobre todos os vossos filhos uma torrente de amor. Que sejamos abertos para receber a seiva divina que nos alimenta e nos fortalece diariamente. Nós vos pedimos:
2. Senhor, recebemos um só batismo, no mesmo Espírito, na mesma esperança. Que saibamos cultivar constantemente a unidade entre nós, membros eleitos que formam a Família de Deus. Nós vos pedimos:
3. Senhor, percebemos que há muitas tentações que se esforçam para nos seduzir insistentemente e nos levar às contendas e à desunião no seio da Mãe Igreja. Que o amor e a unidade da Trindade nos inspirem a refletir esses mesmos dons aqui entre nós. Nós vos pedimos:

(Outras intenções)

– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.

08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA

– Santo Agostinho, em sua obra “Tratado sobre a Trindade”, discorre de forma magistral sobre a unidade trinitária e nos inspira a replicarmos esse relacionamento perfeito entre os irmãos, aqui na terra. Ouçamos:
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo perfazem uma unidade divina pela inseparável igualdade de uma única e mesma substância. Não são, portanto, três deuses, mas um só Deus, embora o Pai tenha gerado o Filho, e assim, o Filho não é o que é o Pai. O Filho foi gerado pelo Pai, e assim, o Pai não é o que o Filho é. E o Espírito Santo não é o Pai nem o Filho, mas somente o Espírito do Pai e do Filho, igual ao Pai e ao Filho e pertencente à unidade da Trindade. Contudo, a Trindade não nasceu da Virgem Maria, nem foi crucificada sob Pôncio Pilatos, nem ressuscitou ao terceiro dia, nem subiu aos céus; mas somente o Filho. A Trindade não desceu sob a forma de pomba sobre Jesus batizado, nem no dia de Pentecostes depois da ascensão do Senhor, vindo do céu como um ruído semelhante ao soprar de impetuoso vendaval e, em línguas de fogo, que vieram pousar sobre cada um deles; mas somente o Espírito Santo. A Trindade não fez ouvir do céu: Tu és meu Filho, quando Cristo foi batizado por João e no monte quando com ele estavam três discípulos; nem quando soou a voz que dizia: Eu o glorifiquei e o glorificarei novamente; mas somente a voz do Pai foi dirigida ao Filho, se bem que o Pai e o Filho e o Espírito Santo, como são inseparáveis em si, são também inseparáveis em suas operações. Esta é minha fé, pois esta é a fé católica”.
Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA

– A Virgem Maria intercede por nós sem cessar, pois deseja ver seus filhos na paz e na concórdia.
– Rainha e Senhora nossa, sabemos que a guerra entre os filhos destrói o coração dos pais. Prometemos buscar a reconciliação e o amor mútuo para alegrar o vosso coração de Mãe.
– O Papa Francisco insiste que é possível construir um mundo de paz e fraternidade social, em sua Encíclica Fratelli Tutti, mesmo que os interesses do mercado e do poder sempre tentem obstruir esse projeto.
– Senhora Aparecida, trazei todos os vossos filhos para debaixo de vosso manto, assim estaremos unidos como as pessoas da Santíssima Trindade. Amém.

Canto Mariano

10 – ORAÇÃO

– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco, que se encontra em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

– É do coração da Trindade que vemos jorrar a água viva que estanca nossa sede espiritual, por isso continuamos unidos em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Lutemos por um mundo de paz e união.
– Partimos alegres, em nome da Trindade, para semear o amor entre os povos. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós