8º dia da Novena de Pentecostes 2024

16/05/2024 – 19h na TV Aparecida
8º dia da Novena de Pentecostes 2024

ALIMENTADOS PELA PALAVRA

8º dia da Novena de Pentecostes 2024

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

– Nós nos reunimos em nome da Trindade que é Pai, Filho Espírito Santo. Amém.
– O Verbo de Deus veio fazer morada no meio de nós e nos ensinar os segredos do coração do Pai.
– Professamos a uma só voz que, “no Princípio, era a Palavra; a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus”. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

– Com vossa luz, Espírito que é nosso consolo, somos aliviados de todos os fardos e medos, que a escuridão do pecado nos traz constantemente.
– Espírito de Deus, habitante de nossa alma, acendei de novo, em nosso coração, a chama de vosso amor e dai-nos a alegria de viver em vossa presença. Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

(Acende-se a oitava vela, enquanto se canta:)

1. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde. No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem!
2. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

– Senhor, gritamos como Moisés: “Não temos os dons da palavra, como é que as pessoas me darão ouvido? Como vão se arrepender e buscar vossa presença se não sabemos falar?”
– Divino Espírito Santo, tocai nossa língua e orientai nossa boca, ensinando-nos o que devemos dizer em nossa missão. Amém.

Novena de Pentecostes 2024 da RCC

04 – FALOU PELOS PROFETAS

Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Lc 4,14-21)

Com a força do Espírito Santo, voltou Jesus para a Galileia, e sua fama espalhou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas deles e era glorificado por todos. Foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”. Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele. Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”.

Reflexão

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM

– O Verbo se fez carne e habitou entre nós, para que pudéssemos conhecer em profundidade o coração misericordioso do Pai. E o Verbo Encarnado cumpriu sua missão com amor e na obediência.
– Espírito Santo de Deus, perscrutai o mais recôndito de nossa alma para despertar a vontade de servir sempre ao Filho de Deus, que nos amou primeiro e nos ama sempre.
– Senhor Jesus, vós deixastes bem claro, lá na sinagoga de Nazaré, o teor de vosso itinerário missionário: anunciar a Boa Nova aos pobres e o ano da misericórdia do Pai, libertando os cativos e devolvendo a luz para os olhos dos cegos.
– Espírito de Deus, ungi também as nossas cabeças para que possamos continuar a obra de evangelização, inaugurada por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS

– Com os olhos voltados para as promessas contidas nas Sagradas Escrituras, peçamos ao Senhor Deus, com confiança, para que ouça nossas preces. Rezemos juntos:
– Senhor, fortificai-nos com vossa Palavra!
1. “Vós, que no princípio criastes o céu e a terra, e ao chegar à plenitude dos tempos renovastes todas as coisas, por meio de Jesus Cristo, renovai, pelo vosso Espírito, a face da terra e conduzi os homens à salvação.” Nós vos pedimos.
2. Senhor, que “vossas palavras sejam gravadas em nosso coração e em nossa alma, e que sejam prendidas como um sinal na nossa mão e como um frontal entre nossos olhos”. Nós vos pedimos:
3. Senhor, vós fortalecestes o profeta Ezequiel admoestando-o a não temer as palavras dos inimigos, mesmo que elas fossem como cardos e espinhos, semelhantes aos escorpiões. Que sejamos encorajados também para não desistirmos diante das perseguições e das palavras ferinas daqueles que querem nos ver destruídos. Nós vos pedimos:

(Outras intenções)

– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.

08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA

– Atentemo-nos às palavras de sabedoria que vêm da Constituição Dogmática Dei Verbum, a respeito da importância das Sagradas Escrituras em nossa vida:
“A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo. Sempre as considerou, e continua a considerar, juntamente com a sagrada Tradição, como regra suprema da sua fé; elas, com efeito, inspiradas como são por Deus, e exaradas por escrito duma vez para sempre, continuam a dar-nos imutavelmente a palavra do próprio Deus, e fazem ouvir a voz do Espírito Santo através das palavras dos profetas e dos Apóstolos. É preciso, pois, que toda a pregação eclesiástica, assim como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura. Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual. Por isso se devem aplicar por excelência à Sagrada Escritura as palavras: “A palavra de Deus é viva e eficaz, capaz de edificar e dar a herança a todos os santificados” (Hb 4,12).

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA

– Maria, vós vos abristes completamente à ação do Espírito, ao permitir que a Palavra de Deus produzisse o fruto da vida em vosso ventre.
– Senhora, Mãe da vida, escutai o clamor desses vossos filhos que não sabem pedir nem agradecer, orientando-os nos caminhos da Igreja.
– Mãe do silêncio, aprendestes a evangelizar com poucas palavras, mas deixastes uma marca indelével no coração de todos os vossos filhos, por causa de vosso amor.
– Ó Mãe e Rainha, entrai em nossa casa e levai nossa família para o coração da Palavra de Deus, e assim nossos lares sejam reconstruídos pelo poder do Verbo de Deus. Amém.

Canto Mariano

10 – ORAÇÃO

– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

– Que sejamos fecundados pela Palavra que vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Anunciemos o Evangelho a todas as criaturas, pois o Reino de Deus está próximo!
– Viemos, contemplamos e agora partimos em missão. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós