90 anos de Bento XVI, um doutor da Igreja de nosso tempo

“Bento XVI é um doutor da Igreja do nosso tempo e para além do nosso tempo.” Essa é a convicção do bispo de Bolzano-Bressanone – nordeste da Itália –, Dom Ivo Muser, que nestes dias enviou uma mensagem de felicitações ao Papa emérito por ocasião de seu 90º aniversário festejado este domingo de Páscoa, 16 de abril.

Partindo do pensamento de dois doutores da Igreja, quais Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, Dom Muser ressalta que o primeiro foi o “escritor espiritual que mais influenciou e marcou” Joseph Ratzinger, enquanto o segundo – com a busca contínua de uma síntese entre fé e razão – está presente na teologia e no anúncio de “Ratzinger como professor, bispo e Papa”.

“Caro Papa Bento, parabéns, de coração, por seu 90º aniversário! O senhor foi e é uma bênção para a nossa Igreja, para muitas pessoas em busca daquela verdade, que pode responder às perguntas e aos embates de sua razão – escreve Dom Muser.”

“Agradeço-lhe de coração pelo muito que deu a inúmeras pessoas – através do seu ser, da sua teologia e do seu anúncio, através de seu serviço petrino.” Por fim, Dom Muser recorda a relação de amizade que há anos une a cidade de Bressanone e o Seminário maior a Bento XVI.

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo