O conceito de “Estado” no pensamento de Bento XVI

O conceito de "Estado" no pensamento de Bento XVI

“O conceito de Estado na perspectiva do ensinamento do Cardeal Joseph Ratzinger – Bento XVI”. Este foi o tema da Encontro que teve lugar na manhã deste 19 de abril na sede da Conferência Episcopal polonesa, por ocasião dos 90 anos do Papa emérito.

A iniciativa teve o patrocínio da Conferência dos bispos poloneses, da Fundação Joseph Ratzinger, do Presidente da República da Polônia e da Agência de informação católica KAI.

No encontro se pronunciaram, entre outros, o Núncio Apostólico na Polônia, o Arcebispo Salvatore Pennacchio, o Presidente da Conferência Episcopal polonesa, Dom Stanisław Gadecki, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Ludwig Müller, o Presidente da Fundação Joseph Ratzinger – Bento XVI, Padre Federico Lombardi, além de autoridades civis da Polônia e Hungria. Também será lida uma mensagem do Presidente do Parlamento alemão, Norbert Lammert.

Entre os temas abordados estava “O Estado moderno e a moderna política no pensamento do Papa Bento XVI” e “A verdadeira laicidade do Estado segundo Bento XVI”.

História

A primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas est – (Deus é Amor) “sobre o amor cristão”, documento oficial denso, com que praticamente delineia os rumos que pretende dar ao seu pontificado, foi publicada em 25 de dezembro de 2005, ainda no seu primeiro ano.

Neste documento, basicamente, envia uma mensagem de paz ao mundo: “Num mundo em que ao nome de Deus se associa, às vezes, a vingança ou mesmo o dever do ódio e da violência, essa é uma mensagem de grande atualidade e de significado muito concreto. Por isso, na minha primeira encíclica, desejo falar do amor com que Deus nos cumula e que deve ser comunicado aos outros por nós. (…) O meu desejo é insistir sobre alguns elementos fundamentais, para, assim, suscitar no mundo um renovado dinamismo de empenhamento na resposta humana ao amor divino.”

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo