9º dia da Novena da Padroeira 2025
9º Dia – Com Maria, ser Família dos Devotos, peregrina da esperança!
11/10/2025 (Sábado)
Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida
03 a 12 de outubro de 2025
Santuário Nacional em Aparecida – SP
05h30 – Toque dos sinos
06h – Missa
07h30 – Escola de Maria
9h – Missa
10h30 – Missa
12h – Missa
14h30 – Acolhida no Altar Central
15h – Novena da tarde
16h30 – Missa
18h30 – Acolhida no Altar Central
19h – Novena Solene
20h30 – Procissão Memória para a Capela São Geraldo
23h – Vigília Mariana
Pregador: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo de Camaçari – BA
Acompanhe o 9º dia da Novena da Padroeira 2025
01 – Saudação inicial
P.: Como Família, na força da esperança, caminhamos com Maria. Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.
P.: Entoemos cânticos de ação de graças à Virgem bendita, que nos reuniu como Família, e nossos lábios deem graças ao Pai, que a escolheu como Mãe do Salvador.
— Sede bendita, ó Maria, vós que nos reunis como Família, na força do amor divino.
P.: Maria, fazei irromper em todos os cantos e recantos de nossa pátria, de onde habitam devotos da Mãe Aparecida, um canto de amor, de paz e de esperança, pois vós caminhais conosco e nos dais o alento de que tanto precisamos. Sois nossa força de amor materno.
— Fontes e nascentes, mares e rios, vales e planícies, homens e mulheres e todas as Famílias louvem o Senhor, hoje e sempre. Amém.
02 – Acolhendo a Senhora Aparecida
(Entronização da Imagem da Senhora Aparecida – Incensação – Silêncio orante – Na sequência, reza-se e canta-se)
P.:Senhora Aparecida, como é bom ser Família e saber que pulsam, em nosso interior, os valores insubstituíveis da vida. Assim não nos tornamos estéreis, e o vigor da vida pulsa forte em nós. Como é bom viver unidos e sentir vossa presença e a de Jesus, nosso Salvador. Sois nossa Mãe e, humildes, nós vos suplicamos, como Família, como devotos, como quem vos ama de verdade.
— Ó Filha predileta do Pai!
Maria, clamamos a vós!
— Ó Vinha bendita de Deus!
— Ó Mãe do mais Belo Amor!
Lá no céu, rogai a Deus por nós!
— Ó Mãe e Senhora dos povos,
Maria, clamamos a vós!
— transbordai-nos de paz e de esperança,
— firmai as famílias na união.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!
— Ó bendita Família de Nazaré,
Maria, clamamos a vós!
— firmai-nos no caminho do amor,
— e sejamos humildes e fraternos.
Lá no céu, rogai a Deus por nós!
P.:Maria, toda vez que nos reunimos como Igreja, como povo do qual sois Mãe, sentimos a força que temos como Família, que deseja e abriga o dom da vida e que se reparte entre nós. Ficamos preocupados com coisas pequenas e não abraçamos as que nos edificam. Abri nosso coração e nossa mente, ó Senhora e Mãe nossa.
—Dai-nos a sabedoria de que tanto precisamos, para escolhermos o que nos edifica na união e como Família. Amém.
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Músicas da Novena da Padroeira 2025:
03 – Testemunho Missionário
Escutemos o testemunho de Iolanda Aparecida de Oliveira Eleutério, da cidade de Ipiranga, PR. Diz-nos que sua sobrinha teve uma gravidez normal, e os exames confirmavam que estava tudo indo muito bem. Porém, com 38 semanas, foi realizado o ultrassom de rotina, e o bebê foi diagnosticado com hemorragia intracraniana, seguida de hidrocefalia. Foi esse um momento difícil, de incerteza, de insegurança. Quando ficou sabendo dessa realidade, pediu com muita fé a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que ela ajudasse o Antonio Murillo, seu sobrinho. Poucas eram as chances de vida que tinha.
No dia 4 de setembro de 2018, ele nasceu de parto cesárea, ficou hospitalizado por vários dias, pois assim exigia seu estado de saúde. Com 26 dias de nascimento, fez sua primeira cirurgia, posteriormente passou por outras e, com 4 meses de vida, fez sua última cirurgia. Hoje, faz acompanhamento para cada especialidade de que necessita. Por ter ficado com sequelas, faz fisioterapia e evolui dia após dia. É uma criança saudável e a alegria da família. “Sou grata sem conta por tão grande graça, pois Nossa Senhora Aparecida não nos deixou sozinhos, nesses momentos difíceis. Obrigada, Família dos Devotos, obrigada Nossa Senhora Aparecida. Amém.”
(Após o Testemunho, canta-se o refrão)
— Abençoa, Senhor, as famílias, amém. Abençoa, Senhor, a minha também!
04 – A Palavra do Senhor
— Cântico à Palavra de Deus
— Anúncio —Novo céu e nova terra – Ap 21,1-7
Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
1Vi então um novo céu e uma nova terra; porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existe.
2E vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, pronta como noiva adornada para o esposo.
3Nisto ouvi uma voz forte, vinda do trono, que dizia: “Esta é a morada de Deus com os homens. Ele habitará com eles; eles serão seu povo, e ele será o Deuscom-eles.
4Ele enxugará toda lágrima de seus olhos, e não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, pois o mundo antigo já passou”. 5Aquele que estava sentado no trono disse: “Eu faço novas todas as coisas!” E acrescentou: “Escreve, porque estas palavras são certas e verdadeiras”.
6Disse-me ainda: “Está feito! Eu sou o A e o Z, o Princípio e o Fim. A quem tem sede, vou dar gratuitamente a beber da fonte da água viva. 7O vencedor receberá esta herança; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
(Mensagem de Esperança)
05 – Prece Mariana
L.: Maria, ajudai-nos a viver em sintonia com os tempos de agora e descobrir neles os sinais do Reino de Cristo. No meio de coisas que nos entristecem, há outras muito bonitas, como nossa família, vosso dom de divino. E nosso coração, devotado a vosso amor, encontra sempre a paz e a harmonia e nos faz compreender a vida de nossos dias, vivendo o vigor divino.
— Maria, força da maternidade divina, quebrai nossa rotina, para vermos as maravilhas que estão junto de nós: nossa família.
L.: Maria, vosso Filho Jesus fez brilhar a vida nos campos e nas cidades, de ontem e de hoje, fez brilhar a novidade de Deus, que jamais se esquece de nos amar e perdoar. Os pobres e infelizes, os excluídos e abandonados encontraram nele a acolhida, e nossa família só pode inspirar-se em seu jeito de ser, de viver e amar.
— Senhora Aparecida, tocai nosso coração, para que tenhamos sentimentos bons e vivamos em harmonia em nossa família. Amém.
(Procissão da Caridade. Terminada a Procissão, o Presidente reza)
P: Oremos: Maria, vós bem sabeis que não temos mais tempo para conversar, dialogar, sentar juntos como irmãos, como família. As redes sociais, muitas vezes, tomam o lugar de nosso encontro; nossos sentimentos se esfriam; ficamos tristes e sem alegria de viver. Abri nosso coração, para que sejamos uma família que se encontra e tenha alegria de amar sem medida, sem cessar.
— Sim, ó Mãe, convosco vamos tornar o mundo e nossa família o lugar onde vós e vosso Filho estais. Amém.
06 – Alimentados por Jesus
(Bênção de Jesus sacramentado)
(Entronização, Exposição e Adoração ao Santíssimo — Diante do Santíssimo Sacramento, reza-se)
L.:Ó Trindade Santa, eterna comunhão de amor, fazei-nos ser a família unida na mesma causa da missão: ser sinal da vida e da comunhão fraterna, sem rancor ou divisão.
— Senhor, ajudai-nos a ser a Família, que vive no diálogo, na alegria, na união e na partilha.
L.:Ó Família divina, ajudai-nos a plantar, cuidar e colher o trigo; depois, fazer o pão, para partilhar entre os irmãos. Assim quem plantou o trigo seja também chamado para partilhar da mesa, do mesmo pão, como uma só família.
— Senhor, ajudai-nos a ser a Família, que vive no diálogo, na alegria, na união e na partilha.
L.:Ó Deus Amor, Deus perdão, que nos reunis em torno do altar, para viver a redenção, não nos deixeis perder a vocação de ser família, de ser partilha, de ser vida e força de união, no meio da história de nossos dias de agora.
— Senhor, ajudai-nos a ser a Família, que vive no diálogo, na alegria, na união e na partilha.
L.:Ó Santíssima Trindade, Luz incomparável, dissipai a cegueira de nossos olhos, que não nos deixa contemplar tamanha singeleza e tão nobre grandeza, pois diante de nós está Jesus, o Pão do Céu.
— Senhor, ajudai-nos a ser a Família, que vive no diálogo, na alegria, na união e na partilha. Amém.
Bênção do Santíssimo
(Cântico “Tão Sublime”)
07 – Consagrados a Maria
(Consagração)
P.:Mãe Aparecida, como é bom dizer sim à vida, como vós dissestes sim à vontade divina. Vós sois o exemplo de que precisamos e a força que buscamos, para sermos uma autêntica família. Curai nossas feridas e dai-nos a guarida de vosso amor materno.
— Senhor, nós vos louvamos pela Família dos Devotos, que evangeliza com amor, juntamente com o Santuário da Senhora Aparecida, Casa da Palavra e da vida. Amém.
(Consagração a Nossa Senhora)
— Agradecimentos
08 – Oferta das Flores
P.: Bendita seja a chuva benfazeja que fecundou a terra, fez nascer a semente e florir os campos, vales e as montanhas. Nossa esperança é saber que, um dia, nossas relações humanas serão fraternas e carregadas de harmonia. Sois vós, ó Maria, que nos inspirais a fazer da vida uma oblação. Aceitai nossas flores e nossos sentimentos bons.
— E o mundo vai alcançar o desejo divino, que é a paz presente em toda a humanidade. Amém.
09 – Chamados à Missão
P.: O Espírito Santo, que derramou sobre vós seu amor transformador e pleno de esperança, conduza-vos nos caminhos da vida e vos conceda a paz.
— Amém. Assim seja.
P.: O amor de Deus, que foi derramado com abundância em vosso coração, traga-vos a certeza de que Ele vos toma em suas mãos e vos guia, com ternura, nos caminhos da concórdia e da vida.
— Amém. Assim seja.
P.: O Senhor estenda sobre vós suas mãos divinas e vos guarde, agora e sempre. Permaneçamos na fé, unidos ao Senhor, Deus e Homem verdadeiros, e na proteção da Senhora Aparecida.
— Amém. Amém. Amém.
(Homenagem do povo – Entrega das Flores)
Hino de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil 2025:
A12 / Portal Kairós