9º dia da Novena de Pentecostes 2022

03/06/2022 – 19h na TV Aparecida
9º dia da Novena de Pentecostes 2022
Os Frutos da Castidade e da Continência

9º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— Como é bom vivermos juntos e nos reunirmos sempre: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
— Com a força do Espírito Santo, somos capazes de vencer todas as tentações que, diariamente, querem nos derrubar.
— Afasta-te de nós, espírito maligno, porque nosso coração pertence somente a Deus!
Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— Quando nos sentimos perdidos, no vale da escuridão da morte, a luz do Santo Espírito clareia nossos caminhos.
— Senhor, acendei vosso farol de luz para que não nos afastemos de vosso porto seguro e venhamos a nos perder no mar revolto da vida. Amém.

(Acende-se a nona vela, enquanto se canta:)

1. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde. No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem!
2. Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai, em prêmio, ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— Sim, Santo Espírito, queremos receber o dom do entendimento para perscrutar o mais profundo da revelação de nosso Deus, compreendendo-a definitivamente.
— Mesmo com nossa ignorância, Senhor, que possamos contemplar as verdades mais inefáveis por meio da fé.
— Jesus, nosso Senhor, agradeceu ao Pai, com muita alegria, por Ele ter revelado as belíssimas realidades do céu aos simples e pequenos e escondido dos sábios e estudiosos.
— Divino Espírito, dai-nos a simplicidade de coração para que possamos estar sempre abertos às novidades que jamais são aceitas pelos autossuficientes. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Mt 4,1-11)

Depois, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Durante quarenta dias e quarenta noites, esteve jejuando; depois sentiu fome. Aproximando-se o tentador, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Mas ele respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Em seguida, o diabo o levou à Cidade Santa e o colocou no ponto mais alto do templo e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te lá embaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces com o pé em alguma pedra’”.

Respondeu-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor, teu Deus’”. De novo, o diabo o levou para um monte muito alto. Mostrou lhe todos os reinos do mundo com seu esplendor e disse-lhe: “Tudo isto te darei se, prostrado, tu me adorares”. Então Jesus lhe disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto’”. Então o diabo o deixou. E os anjos se
aproximaram para servi-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 9º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Os prazeres são lícitos à medida que contribuem com a felicidade plena dos filhos de Deus.
Eles foram dados para que pudéssemos usufruir com sabedoria da perfeita criação de Deus.
— Pedimos, com sinceridade, Espírito Santo, que nos ajudeis a combater todo o excesso dos prazeres, pois tudo na medida errada traz consequências nefastas.
— Jesus preparou-se para sua vida pública, procurando a intimidade com Deus no silêncio do deserto, mas as vozes sedutoras tentaram arrancá-lo de seu propósito, oferecendo caminhos mais prazerosos e fáceis, ao que ele se recusou convictamente.
— Senhor Jesus, auxiliai-nos em nossa luta diária contra as seduções de tudo aquilo que quer nos afastar de vós, de vosso Pai e do Santo Espírito de amor. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 9º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Para sermos pessoas castas e continentes, necessitamos do auxílio de nosso Pai Celeste, que ordena todas as coisas para a perfeição. Elevemos a Ele nossas súplicas, rezando:
— Senhor, dai-nos a pureza de vosso coração!

1. Senhor, em nossa caminhada pelo deserto da vida, somos bombardeados por propostas atraentes a todo momento. Concedei a força necessária para jamais cedermos às ciladas do “divisor”, que quer romper nossa amizade convosco. Rezemos:
2. Senhor, a castidade é um ato de doação total pelo Reino já inaugurado por Jesus. Dai a força necessária a todos os que professaram publicamente esse voto, guiando-os nos caminhos mais seguros. Rezemos:
3. Senhor, vós nos destes tantas bênçãos e graças em vossa criação. Iluminai nossa mente para que possamos usufruir com continência os gozos da vida, sem jamais nos esquecermos daqueles que nada possuem neste mundo. Rezemos:
4. Senhor, os governantes têm a responsabilidade de cuidar do povo. Guiai todos aqueles que foram eleitos ao ofício público para que sejam fiéis a sua missão de cuidar e zelar do bem comum. Rezemos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao de vosso Filho, ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

— A palavra “diabo” tem sua raiz na língua grega e significa “aquele que divide”, “aquele que faz contenda”. Também recebemos em nossa língua portuguesa o termo “diálogo”, que quer dizer exatamente “por meio da conversação”, “por intermédio da palavra”. Precisamos, em
nossa família, em nossa comunidade e em nosso ambiente de trabalho, de mais diálogo e menos diabo, mais entendimento por meio da palavra e menos divisão entre nós. Como gesto concreto, movidos pelo Espírito Santo, comecemos a rezar em família, pois é nela que expulsamos o império do “divisor” e inauguramos o Reino da Palavra, que nos une.

Um pequeno momento de oração, que não seja enfadonho para nenhum dos membros do lar, já é um ótimo começo. Famílias que rezam unidas permanecem unidas onde estiverem: na comunidade, no trabalho e nas ruas.
Rezemos juntos em família; respeitemos nossos colegas de trabalho, evitando ser detratores da imagem alheia; colaboremos com nossa comunidade, dando suporte uns aos outros, pois estamos todos no mesmo barco.
Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 9º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— O Espírito Santo, o Dedo Direito do Pai, fecundou o seio de Maria com seu poder divino, mantendo sua pureza virginal.
— Maria, vós recebestes os frutos da castidade e da continência. Rogai ao Espírito Santo que sejamos dignos de receber tais bens salutares, para que possamos atingir o domínio de nossas paixões.
— A Igreja ensina que o Espírito Santo cobriu o corpo virginal de Maria, com a sombra de sua potência, dando assim início à maternidade divina nela.
— Senhora, Mãe de Deus, intercedei para que obtenhamos um coração puro e obediente à vontade soberana do Pai. Tudo isso, por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Que haja uma explosão de júbilo em nosso peito, pois a Trindade nos envia em Missão por toda a terra. Que preguemos e batizemos em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Amém.— Perseveremos sempre na oração, pois é ali que o Espírito Santo torna nossa alma mais perfeita aos olhos do Pai.
— A vós, Trindade Santa, honra, glória e louvor, pelos séculos dos séculos. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós