CF 2023 também é tema do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB

A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi um dos principais temas da manhã desta quarta-feira, 25 de maio de 2022, na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). O encontro reúne a Presidência da entidade, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, assessores e convidados.

A Campanha da Fraternidade 2023, cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, reforçou que o encontro deste ano trata-se de uma única assembleia em duas etapas: na primeira, em formato on-line, deu-se prioridade para os comunicados, para a antecipação de temas e conteúdos e para o discernimento.

Etapa presencial

Para a etapa presencial, de 29 de agosto a 2 de setembro, no Santuário Nacional de Aparecida, segundo o secretário-geral, os verbos “conviver, votar e rezar” serão priorizados. Os quatro temas principais são Estatuto, Missal, o Tema Central e Estudo nº 114. A previsão é de três sessões para encaminhamento de cada um dos temas. Dom Joel informou que apenas os informes indispensáveis serão acolhidos.

O secretário-geral pediu aos presidentes das Comissões que enviem os informes em arquivos para serem disponibilizados aos bispos. Ele também partilhou orientações sobre hospedagem e informou dos horários das atividades: a abertura da etapa presencial será com a missa, às 18h, no dia 29 de agosto, e o encerramento na sexta-feira, 2 de setembro, após a missa das 18h.

No dia 1º de setembro, quinta-feira, após o jantar, haverá uma “Sessão de Homenagem aos 70 anos da CNBB”.  A parte da manhã, no Centro de Convenções, terá um tempo mais longo. As tardes, no salão no subsolo da Basílica, serão dedicadas às reservadas.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Avaliação da etapa virtual

O bispo de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, dom Waldemar Passini Dalbello, apresentou a avaliação da etapa online da 59ª Assembleia Geral. De acordo com ele, foram cerca de 225 questionário respondidos. A comissão responsável pelo processo solicitou que os bispos avaliassem como foi a condução dos temas (conteúdo, metodologia e tempo) apresentados na assembleia. No geral, os números de ótimo e bom foram predominantes em todos os pontos avaliados.

Os temas avaliados foram o relatório presidente; as análises de conjuntura eclesial e social; o tema central; atualização do estatuto canônico; gestão administrativa e financeira; Texto de Estudos nº 114 – animação Bíblica da pastoral; apresentação das Comissões; Eleições 2022; Campanha da Fraternidade; Fundo Nacional de Solidariedade e momentos orantes.

Campanha da Fraternidade 2023

O subsecretário adjunto geral e secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, e o assessor do Setor Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentaram aos bispos o processo de organização da Campanha da Fraternidade 2023, cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Padre Jean apresentou o processo de elaboração do Texto-Base 2023, estruturado com capítulos dos três momentos do método adotado pela Igreja: “ver, julgar e agir”. Ele também apresentou as propostas dos objetivos geral e específicos e a oração da campanha.

Padre Jean Poul também disse que estão sendo elaboradas, além do Texto-Base 2023, outras 13 peças para integrar o manual da CF 2023:  Encontros catequéticos para crianças e adolescentes, Ensino fundamental 1 e 2, Ensino Superior, Jovens na CF, Famílias na CF, Via Sacra, Celebrações Ecumênicas, Vigília Eucarística e Celebração da Misericórdia, Fraternidade Viva, Retiro Popular Quaresmal, Estudos Bíblicos, Fraternidade e Fome e Economia de Francisco e Clara e a Fome na Amazônia.

Foi informada também a publicação dos editais da CF 2023: dia 17 de maio, para a letra do Hino, com prazo final até 20 de junho; e o edital para a identidade visual, lançado dia 6 de maio e com prazo até 6 de junho.

A equipe de Campanhas vai receber as contribuições dos bispos por e-mail, segundo acordado com os membros do Consep. Os bispos também aprovaram a data de realização do Seminário Nacional da CF 2023, de 26 a 30 de setembro, das 20h às 21h, em formato virtual, com transmissão pelo canal da CNBB no Youtube.

O Consep também apreciou e discutiu, na manhã de hoje, a análise de conjuntura social. No período da tarde, os assuntos abordados são: a pesquisa sobre a saúde do clero, os 15 anos da Conferência de Aparecida, os 70 anos da CNBB e os informes das comissões.

 

CNBB / Portal Kairós