Formação da CF 2020 já começou nas regionais pelo Brasil

Encontro de Preparação para a Campanha da Fraternidade 2020, promovido pelo Regional Sul 1

Depois da realização do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 realizado de 1º a 3 de outubro deste ano, do qual participaram representantes de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regionais e dioceses se mobilizam em encontros de Formação da CF 2020 pelo Brasil.  Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), assessores das atividades apostam que esta campanha enfrentará o desafio de sair da “globalização da indiferença” para a “revolução do cuidado” com a vida.

O padre Danilo Vitor Pena, do clero da Arquidiocese de Curitiba (PR), que assessorou encontro realizado em São Paulo, destacou a necessidade de promover trabalho pastoral com vivência madura de fé, que se torne presença e leve a experiências de proximidade. “Não podemos levar apenas uma sopa noturna para quem vive nas ruas e, no dia seguinte, fazer como quem não conhece seu rosto”, provocou o padre Danilo. “Nós queremos agir localmente para influenciar globalmente”, completou, ressaltando a necessidade de unir uma iniciativa individual, eclesial e comunitária com uma iniciativa de busca de solução por meio de políticas públicas, ligando com a temática da CF 2019.

O padre Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, que coordenou o seminário para as dioceses do Paraná realizado de 26 e 27 de outubro, afirmou que o tema é muito presente e instigante para o contexto atual: “Quando pensamos em fraternidade e vida estamos dizendo que é preciso ter um olhar profundo sobre a vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural e também sobre a vida do planeta, a nossa casa comum”, disse.

Para Mônica Pimentel, coordenadora regional de Campanhas do Nordeste 1, o tema da CF 2020 é de muita responsabilidade para quem é agente de pastoral. “Se nós entendermos a função da campanha e o papel que ela pode desempenhar na vida do agente pastoral, nós podemos fazer um grande trabalho de humanização”, disse. Para ela, a importância desse momento, com a realização dos Seminários Regionais, é preparar as lideranças diocesanas que estão à frente do processo da campanha nas dioceses. Acompanhe, abaixo, um giro sobre os eventos que estão acontecendo e agendados para este ano.

Materiais e subsídios para a Campanha da Fraternidade 2020
Materiais de formação sobre a Santa Dulce

Atividades da CF 2020 realizadas nos regionais da CNBB

Regional Oeste 1
(Regional Oeste/ Diocese de Jardim / Diocese de Dourados)
A Comissão Regional se reuniu, dia 15 de outubro, para o repasse do Seminário Nacional e para preparar o Seminário Regional marcado para os dias 23 e 24 de novembro próximo em Campo Grande.

Regional Sul 1
(Arquidiocese de Campinas)

João Francisco Teixeira – coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, a irmã Maria Bernadete Meneghello – coordenadora diocesana das Pastorais Sociais, e o seminarista Carlos Araki participaram, entre os dias 08 e 10, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba/SP, do encontro formativo para a Campanha da Fraternidade 2020.

De 8 a 10 de novembro, em Itaici, Indaiatuba (SP), ocorreu, em São Paulo, o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Agentes das sete sub-regiões trabalharam os desafios para sair da “globalização da indiferença” para a “revolução do cuidado”. A figura da primeira santa brasileira com dois milagres reconhecidos, Santa Dulce dos Pobres, esteve também presente em toda a reflexão, assim como ocorre nos textos inspiradores propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Anjo Bom deve será a patrona e inspiradora de ações individuais e comunitárias.

Regional Sul 2


(Arquidiocese de Londrina / Diocese de Umuarama / Diocese de Jacarezinho / Diocese de Ponta Grossa / Diocese de Guarapuava / Diocese de Toledo / Diocese de Cascavel)
Lideranças de várias arqui/dioceses do Paraná reuniram-se neste final de semana, 26 e 27 de outubro, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), para estudar o tema da Campanha da Fraternidade de 2020. Os mais de 50 participantes tiveram a ocasião de aprofundar o tema, com a missão de levar às suas igrejas locais e promover ações concretas. Esse seminário é promovido, anualmente, pelo Regional Sul 2 da CNBB com o objetivo de animar e subsidiar as arqui/dioceses para a Campanha da Fraternidade.

Regional Nordeste 1
(Diocese de Quixada / Diocese de Tianguá / Diocese de Crateús / Arquidiocese de Fortaleza)
Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a Formação da CF 2020 para as equipes de campanhas da arqui/dioceses que compõem o Regional Nordeste 1. Cerca de 30 participantes estiveram presentes vindos de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro. A temática desenvolvida pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista.

Seminários agendados da CF 2020

Regional Oeste 1
23 e 24 de novembro. Local: Campo Grande (MS)

Regional Nordeste 3


(Arquidiocese de Salvador / Arquidiocese de Aracaju / Arquidiocese de Vitória / Diocese de Livramento)
29 de novembro a 1° de dezembro. O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o Seminário Regional sobre a Campanha da Fraternidade 2020 nos dias 29 de novembro a 1ª de dezembro, na Casa de Encontros Frei Ludovico, em Salvador (BA). Cada arqui/diocese poderá enviar até 3 participantes. Informações: (71) 3043-4167 ou (71) 99739-7839 (whatsApp).

Regional Norte 2
(Arquidiocese de Belém / Diocese de Cametá / Diocese de Ponta de Pedras)
29 de novembro a 1° de dezembro. Encontro de Multiplicadores do Regional Norte 2. Local: na sede da CNBB Norte 2.

Pelo Brasil

Manaus

“Fraternidade e Vida: dom e compromisso” é o tema da Campanha da Fraternidade (CF) do ano de 2020 e a equipe de coordenação arquidiocesana reuniu-se no dia 12 de novembro, no Centro Arquidiocesano São José (CASJ), para tratar da organização da campanha em nível local.

Essa é a primeira reunião de uma série para preparar toda a programação prevista, como por exemplo o encontro de formação para agentes pastorais que está previsto para ocorrer de 5 a 7 de fevereiro de 2020, no auditório do Colégio Dom Bosco, e precisa fazer parte do calendário de atividades de todas as paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus.

Uruguaiana

No sábado (23/11/2019) agentes leigos das 16 paróquias da diocese e lideranças de alguns serviços estiveram reunidos no Centro Diocesano de Formação, em Uruguaiana, para um momento de estudo e reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2020. Na ocasião, o Pe. Jonison Mallmann, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou os principais elementos que constituem a proposta da CF 2020, à luz da passagem do Evangelho de Lc 10, 30-37 e do Texto-Base. O movimento que precisa plasmar nossa ação evangelizadora é esse proposto no lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Só assim será possível romper com a cultura da indiferença e construir comunidades-casas, onde a vida é cuidada e promovida (cf. TB, n. 200), destacou o assessor.

Na segunda-feira (25), foi a vez dos professores do ensino religioso e orientadores educacionais aprofundar a proposta da CF 2020. A Pastoral da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oportunizou aos educadores um momento para apropriarem-se do conteúdo da campanha. Segundo o Professor Emerson Barreto, secretário municipal da educação de Uruguaiana, a proposta da CF 2020 vem somar as iniciativas já realizadas na rede municipal de ensino, as quais buscam humanizar a educação, colocando no centro das ações a vida do aluno, tornando-o protagonista nos processos de transformação social.

Escolas católicas terão encontro sobre a CF 2020

Atividade promovida pela ANEC acontecerá no campus Ipiranga do Centro Universitário São Camilo.

Todos os anos a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) oferece às escolas católicas um encontro de formação e reflexão pedagógico/ pastoral em preparação à Campanha da Fraternidade (CF), que em 2020 convidará a refletir e a propor ações concretas acerca do tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Padre Roberto Duarte Rosalino, CMF, Diretor do Colégio Claretiano e da ANEC – Regional SP afirma que as escolas são os lugares privilegiados para se refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Ele afirmou que “a Campanha da Fraternidade 2020 enfrentará o desafio de sair da ‘globalização da indiferença’ para a ‘revolução do cuidado’ sob a inspiração da vida e o exemplo da Santa Dulce dos Pobres”. O cartaz da CF 2020 foi inspirado na Santa brasileira, canonizada no dia 13 de outubro.

No estado de São Paulo, o encontro sobre a CF 2020 será no sábado, 30 de novembro, no campus Ipiranga do Centro Universitário São Camilo, onde são esperadas mais de 500 pessoas entre professores, coordenadores, diretores e agentes de pastoral.

 

Regionais / CNBB / Portal Kairós