Liturgia Diária – 22 Janeiro de 2021

JANEIRO

22 – SEXTA-FEIRA
SÃO VICENTE
Vermelho/memória facultativa
Hb 8,6-13  / Sl 84(85) / Mc 3,13-19

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou a si os que quis, e esses foram para junto dele. 14E constituiu Doze, para que ficassem com ele, a fim de enviá-los a pregar, 15 e para que tivessem autoridade para expulsar demônios. 16E assim constituiu os Doze: a Simão deu o nome de Pedro; 17a Tiago, filho de Zebedeu, e a seu irmão João, deu o nome de Boanerges, que significa “Filhos do Trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelota, 19e Judas Iscariotes, aquele que o entregou.

Já em plena missão, Jesus observa o imenso volume de trabalho. Mais do que auxiliares imediatos, Jesus quer junto a si um grupo de doze discípulos, aos quais dá o nome de apóstolos e que, doravante, serão seus companheiros inseparáveis. Receberão os ensinamentos do Mestre em duas modalidades: teoria e prática. Por um lado, o Mestre abrirá para eles um horizonte novo, revelando-lhes que ele, Jesus, é o Filho amado do Pai, cujos planos veio realizar; ao mesmo tempo, fincará os fundamentos do Reino de Deus. Por outro lado, os apóstolos serão testemunhas oculares das boas obras com que Jesus beneficia o povo. Tudo o que estão aprendendo nesta nova escola eles não guardarão para si, mas deverão comunicar aos outros, quando forem enviados. Para isso, Jesus lhes dá poder.

Ó Jesus, enviado do Pai, chamas os que queres para serem teus apóstolos. De origens e culturas diferentes, eles frequentarão tua escola, em que vão conhecer e viver a novidade do Reino de Deus. Depois, darão continuidade à tua obra libertadora. Aumenta, Senhor, o número dos teus eleitos. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós