Liturgia Diária – 13 Janeiro de 2021

JANEIRO

13 – QUARTA-FEIRA
SANTO HILÁRIO
Branco/memória facultativa
Hb 2,14-18 / Sl 104(105) / Mc 1,29-39

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão e André, com Tiago e João. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre. Eles logo contaram a Jesus sobre ela. 31Então Jesus se aproximou dela, tomou-a pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los. 32Ao cair da tarde, quando o sol se pôs, levavam a Jesus todos os que estavam doentes e os endemoninhados. 33A cidade inteira estava reunida na frente da porta. 34E ele curou muitos doentes de várias doenças e expulsou muitos demônios. Mas Jesus não permitia que os demônios falassem, porque eles sabiam quem ele era. 35E tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi a um lugar deserto, e aí rezava. 36Simão e seus companheiros o procuraram ansiosos e, 37quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram”. 38Jesus lhes disse: “Vamos a outros lugares, às aldeias da vizinhança, para que eu pregue também lá. Porque foi para isso que eu saí”. 39E foi pregando nas sinagogas deles por toda a Galileia, e expulsando os demônios.

Jesus se desloca da sinagoga até a casa de Simão e André. Informado sobre a febre da sogra de Simão, Jesus a cura, tomando-a pela mão. Estender a mão ao necessitado é um gesto que Jesus repete em outras circunstâncias. Quando foi que estendemos a mão para reerguer alguém do desânimo e da tristeza? Recuperada a saúde, a mulher se pôs a serviço da comunidade. Jesus, em sua missão, segue alguns critérios. Primeiramente, ele se faz solidário com os doentes e as pessoas dominadas por maus espíritos; depois, retirase para rezar. A oração o põe em sintonia com a vontade do Pai e torna mais eficaz sua obra libertadora; enfim, não se instala no mesmo lugar, mas vai à procura dos que estão afastados, a fim de anunciar também a eles o Evangelho: “Foi para isso que eu vim”.

Senhor Jesus, da sinagoga passas para a casa de Pedro, onde sua sogra está acamada e com febre. Curas a enfermidade dela e lhe devolves a condição de cuidar da casa e dos hóspedes. Mais doentes, mais curas. Tempo para oração. O povo continua sedento de tua presença. Amém

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós