Liturgia Diária – 11 Janeiro de 2021

JANEIRO

11 – SEGUNDA-FEIRA
1ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Verde/1ª semana do saltério
Hb 1,1-6 / Sl 96(97) / Mc 1,14-20

14Depois que João foi preso, Jesus se dirigiu para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus. 15Ele dizia: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho”. 16Enquanto caminhava na beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, o irmão de Simão. Eles estavam lançando a rede ao mar, porque eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Venham após mim, e farei de vocês pescadores de gente”. 18E, deixando as redes, eles imediatamente o seguiram. 19Caminhando um pouco mais, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que também estavam no barco,
consertando as redes. 20Jesus logo os chamou. E eles, abandonando o pai Zebedeu no barco com os empregados, foram atrás de Jesus.

Consciente de sua missão e livre para movimentar-se, João Batista preparou, com total dedicação, a chegada do Messias. Lançado na prisão, sai de cena: “É preciso que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Jesus irrompe na vida pública, pronto para fazer a vontade do Pai: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” (Jo 4,34). Afirma que o Reino de Deus já se encontra presente, ao alcance de todos, e propõe mudança radical: converter-se e acreditar no Evangelho. Ciente de que a tarefa é árdua, Jesus lança mão de colaboradores e os busca onde vivem e trabalham. E os convida a deixar o serviço e a família. Há, doravante, uma nova família a formar, a família de Deus. Para isso se requer a entrega total da própria vida.

Ó Jesus, pregador do “Evangelho de Deus”, percorres a Galileia anunciando a chegada do teu Reino. Ao buscares colaboradores, desinstalas duas famílias e chamas os irmãos Pedro e André e os filhos de Zebedeu, Tiago e João. Eles deixam a segurança do trabalho e da casa e partem contigo. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós