Apresentando o Mês Vocacional de 2025
Desde 1981, a Igreja Católica consagrou o mês de agosto, em nosso país, como o Mês das Vocações. Mesmo sabendo que somos chamados a rezar e a promover a cultura vocacional ao longo de todo o ano, neste mês em particular, todos os cristãos se unem para rezar, refletir, celebrar e animar as diversas formas de vida e de serviço que enriquecem nossas comunidades e nossa sociedade.
É uma ocasião oportuna, que nos convoca a refletir sobre a importância de cada vocação e sobre como podemos responder ao chamado de Deus em nossas vidas.
Ao vivenciarmos as alegrias do Ano Jubilar que estamos celebrando, a Igreja nos recorda de que somos “Peregrinos porque chamados”. Por amor fomos eleitos e chamados a experimentar a beleza de ser filhos e filhas amados e, consequentemente, recebemos a missão de cuidarmos uns dos outros como irmãos e irmãs. Para isso, precisamos trilhar um caminho sinodal, anunciando, pelo nosso testemunho de fé, partilha e comunhão fraterna, que a “esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).
Mês Vocacional 2025 (Formação e encontros):
Ao longo das semanas de agosto, costumamos celebrar as datas mais significativas do chamado vocacional que Cristo fez e continua fazendo aos seus escolhidos. Os subsídios, fruto do trabalho de diversas mãos generosas, nos oferece diversos roteiros para encontros com as famílias; jovens; coroinhas; celebrações; momentos devocionais; além de uma reflexão sobre o tema e o lema escolhidos para este ano. Estes roteiros certamente ajudarão as equipes de animação vocacional, as escolas e universidades, as casas de formação, as pastorais e comunidades de vida consagrada, as comunidades eclesiais em todo o Brasil a se unirem nesta bela e profética resposta que daremos ao apelo do Bom Pastor, que continua a nos interpelar: “pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita” (Lc 10,2).
É importante recordar o que nos ensinou o Papa Francisco: “toda pastoral é vocacional, toda formação é vocacional, toda espiritualidade é vocacional”. Portanto, que tudo o que formos vivenciar, ao longo deste mês, seja reflexo dessa afirmação e assumido por todos os cristãos (comunidades, lideranças leigas, irmãos e irmãs de vida consagrada, diáconos, presbíteros, Bispos…)
Que nossa querida Mãe Aparecida, modelo dos servidores do Evangelho, caminhe conosco e nos ajude a celebrar o Mês Vocacional com alegria e amor, como Povo de Deus que peregrina na esperança.
Dom José Albuquerque de Araújo
Bispo de Parintins – AM
Referencial do SAV-PV